Dia de campo em Cerro Azul reúne produtores de citros, maracujá e caprinos 17/08/2023 - 10:59

Mais de 50 produtores e técnicos participaram na última semana de uma reunião técnica na estação de pesquisa do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) em Cerro Azul (Vale do Ribeira). Citros, maracujá e caprinos foram os temas abordados no encontro.

O pesquisador Pedro Martins Auler apresentou resultados de 20 unidades de referência em citros instaladas em propriedades do Vale do Ribeira, e discutiu com os participantes características de cultivares, recomendações de calagem, adubação e manejo de solo para a região.

Controle de doenças em laranjas, poncãs e outros tipos de tangerina foi o tema discutido pelo pesquisador Rui Pereira Leite Júnior. Podridão floral, pinta preta e mancha de alternaria, todas causadas por fungos, são as doenças mais comuns na região, ele apontou.

“Usar mudas sadias, manter os pomares limpos para reduzir o inóculo, fazer podas de limpeza e manter uma boa nutrição da planta são cuidados essenciais para controlar doenças”, disse Leite.

O engenheiro-agrônomo Marcos Collet, do Sebrae-PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), apresentou alternativas para o manejo orgânico dos citros. Para ele, o desafio da região é manter a cobertura do solo com adubação verde durante todo o ano.

A cultura do maracujazeiro, uma alternativa promissora para o Vale do Ribeira, foi abordada pelo extensionista Raphael Branco. Ele também entregou 200 mudas para 10 produtores, com o objetivo de montar unidades de referência na região.

O evento — uma parceria do IDR-Paraná com a Prefeitura Municipal de Cerro Azul e o Sebrae-PR — foi finalizado com a entrega de caprinos para produtores da região.

O prefeito de Cerro Azul, Patrik Magari, e o secretário de agricultura do município, Bruno Lovato, participaram do encontro. Pelo IDR-Paraná, também estiveram presentes Orival Stolf, gerente regional; o pesquisador João Ari Hill, coordenador do Polo de Pesquisas de Curitiba, e a administradora da estação experimental de Cerro Azul, Ivete Evangelista da Silva.