Dias de Campo em Ponta Grossa incentivam melhoria na produção de feijão e milho 10/03/2023 - 10:55

Agricultores e profissionais técnicos que lidam com a produção de feijão e milho têm encontro marcado nos dias 15 e 16 de março, em Ponta Grossa. Durante duas tardes serão realizados os Dias de Campo do Projeto Centro Sul de Feijão e Milho do IDR-Paraná. As atividades vão acontecer no Polo de Pesquisa do Instituto, das 13h às 17h. A estimativa é que 600 pessoas, do Paraná e até de outros estados, participem dos dois dias de campo.

A intenção é discutir com os produtores e técnicos temas relevantes para o aumento da qualidade e produtividade das lavouras.

Germano Kusdra, coordenador estadual do projeto Centro Sul de Feijão e Milho do IDR-Paraná, informou que foram preparadas nove estações nas quais os técnicos de várias instituições vão prestar esclarecimentos aos produtores, profissionais de cooperativas e de revendas de insumos agrícolas, consultores, além de estudantes. Entre os temas abordados nos dias de campo estão as opções de culturas e mix de plantas de cobertura para o verão e outono; as cultivares e o manejo da cultura do milho, cultivares de feijão da Embrapa, do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e do IDR-Paraná, inclusive teremos materiais que estão em pré-lançamento; manejo da cultura do feijão; Manejo Integrado de Pragas (MIP) do feijão; legislação e importância do uso de semente nos plantios, inoculação de sementes de feijão e milho.

Os dias de campo são promovidos pelo IDR-Paraná e Syngenta, na parceria com Embrapa, IAC, Bioma/Simbiose, Agro Brasinha e Fapeagro (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio). Vale ressaltar que representantes da Assocampos (Associação de Revenda de Insumos Agrícolas dos Campo Gerais) também vão participar das atividades, prestando esclarecimentos sobre o recolhimento de embalagens de agrotóxicos. Nos últimos anos a Associação tem conseguido recolher mais de 90% dos vasilhames dos produtos usados no cultivo de feijão. O Polo de Pesquisa do IDR-Paraná fica no KM 496 da BR 376, em Ponta Grossa. O produtor interessado em participar dos dias de campo devem se inscrever no link https://forms.gle/nBaaNz9CwhF1v12cA ou nos escritórios do IDR-Paraná. Informações e contato pelos telefones  (42) 3228-3700 ou (42) 3219-9700.