Empreendedorismo no campo é destaque no 2º Encontro de Mulheres Rurais de Jesuítas 29/10/2025 - 11:51

Realizado no dia 22 de outubro, no Centro de Convivência Moacir Micheletto, o 2º Encontro de Mulheres Rurais de Jesuítas reuniu mais de 100 participantes, sendo a maioria produtoras rurais do município e também de Formosa do Oeste e Iracema do Oeste.
O evento, promovido pelo IDR-Paraná em parceria com a Prefeitura de Jesuítas e com o apoio dos agentes financeiros locais — Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil — além do comércio local, teve como tema central “Empreendedorismo da mulher no campo”.

O evento foi criado visando conectar, disseminar conhecimentos, encorajar e inspirar mulheres rurais em suas mais diversas atividades seja elas na vida pessoal ou profissional.
A programação iniciou com a palestra inspiradora da produtora e empreendedora Cirlei Rossi dos Santos, da Queijaria Átani, de Toledo, integrante da Rota do Queijo Paranaense. Cirlei compartilhou sua trajetória de superação e sucesso, destacando o papel da mulher na transformação da realidade rural por meio do empreendedorismo.

Na sequência, representantes das instituições financeiras apresentaram linhas de crédito rural voltadas especialmente ao público feminino, esclarecendo dúvidas e orientando sobre as oportunidades de investimento no setor.
Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi o painel de casos de sucesso, conduzido pela extensionista do IDR-Paraná e idealizadora do evento, Valmira Antunes Dias. Três empreendedoras locais dividiram suas histórias e experiências:
Deiani Colombo, do projeto Mulheres do Café – Café na Lata, de Jesuítas;
Zenedil Cristino de Almeida, da Panificados da Zeni, do distrito de Carajá;
Kelly Patrícia Stein, da Queijos Stein, do distrito de Nova Concórdia, em Toledo.

As convidadas relataram como iniciaram seus negócios, os desafios enfrentados e o que as motiva a seguir inovando e fortalecendo o protagonismo feminino no meio rural. O encontro foi encerrado com sorteio de brindes e uma confraternização com lanche da tarde, promovendo integração e troca de experiências entre as participantes.

De acordo com a extensionista Valmira Antunes Dias, o evento nasceu com o propósito de “conectar, disseminar conhecimentos, encorajar e inspirar mulheres rurais em suas mais diversas atividades, seja na vida pessoal ou profissional”.
Diante da grande participação e repercussão positiva tanto do primeiro quanto do segundo encontro, a organização já planeja novas edições. “Com o entusiasmo das participantes e o apoio dos parceiros, acreditamos que estamos no rumo certo”, destacou Valmira.