Encontro de mulheres rurais destaca o protagonismo feminino e mostra apoio do IDR-Paraná 13/04/2023 - 16:16

A primeira-dama do Paraná participou do evento e reforçou a importância da atuação da mulher na agricultura. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná apoia com assistência técnica e capacitação.

Mais de 300 agricultoras participaram nesta quinta-feira (13), na ExpoLondrina, do 8° Encontro Regional das Mulheres Rurais, organizado pelo IDR-Paraná. A primeira-dama do Paraná e presidente do Conselho de Ação Solidária participou do encontro e reforçou a importância da atuação, cada vez mais intensa, da mulher na agricultura paranaense. “A cada ano temos mais mulheres neste encontro. Isso é tão grandioso, porque a mulher não luta só por ela. Ao lutar pelos próprios direitos, ela luta pela família, pelos filhos e, desta forma, contribui para uma sociedade melhor”, afirmou Luciana, que é de família de agricultores.

Com o tema Mulheres Abrindo Espaço, o encontro recebeu produtoras não só de Londrina, mas também de Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina, Apucarana e Realeza e discutiu questões relativas a direitos das agricultoras. De acordo com o Censo Agropecuário 2017 (último divulgado) 13% dos estabelecimentos agropecuários do Paraná são comandados por mulheres, ou seja, 40 mil propriedades administradas por mulheres.

Ao falar às mulheres, Luciana Saito Massa também destacou o trabalho dos extensionistas do IDR-Paraná, que ajuda a aprimorar a qualidade dos produtos das agricultoras do Estado. O Instituto atende cerca de 20 mil mulheres que atuam no campo. No Projeto de Promoção Social e Cidadania, as ações do IDR-Paraná dirigidas às mulheres são focadas na assistência técnica para incentivar o protagonismo feminino, abrindo acesso a políticas públicas e capacitação profissional.

Além disso, as mulheres também têm o apoio para comercialização de produtos, o que impacta na renda familiar. Há também o atendimento às mulheres nas atividades de produção de leite, fruticultura e olericultura, produção orgânica e agroecológica, produção de grãos, agroindústria, produção de alimentos para autoconsumo e acesso a crédito rural.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que o Governo do Estado demonstra atenção para as mulheres não só na agricultura. "Com a criação da Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, o governo reforça o atendimento focado no protagonismo feminino no Estado”, disse ele.

Atividades - Neste encontro as agricultoras se reúnem para reforçar a força feminina no campo. A autoestima, a saúde mental e o papel da extensão rural na valorização e geração de renda para a produtora rural também foram temas discutidos no evento. Foi realizada uma mesa redonda para incentivar as participantes a exporem seus desafios e suas principais dificuldades. As agricultoras também tiveram um espaço dedicado para a exposição e comercialização do artesanato confeccionado por elas. Pela manhã o evento apresentou toda a parte teórica e o período da tarde ficou destinado à divulgação e venda dos produtos.

De acordo com Marli Parra Peres, extensionista do IDR-Paraná que coordenou a organização do evento, a ideia foi fazer um encontro dinâmico e dar oportunidade de negócios para as participantes. “Depois da parte técnica teremos uma tarde para que as agricultoras possam divulgar seus trabalhos. Teremos artesanato indígena, confeccionado em palha de milho, madeira e muitos outros. A ideia é materiais feitos na propriedade”, afirmou Marli.

Café no cafezal – Após participar do evento, a primeira-dama visitou a Vila Rural Smart Farm e provou a bebida especial das Mulheres do Café em meio a plantas melhoradas geneticamente pelo IDR-Paraná. As Mulheres do Café fazem parte de um projeto criado pelo IDR-Paraná que atua em onze municípios do Norte Pioneiro e quatro do Vale do Ivaí, reunindo mais de 250 mulheres, divididas em treze grupos de trabalho.

De acordo com a coordenadora do programa e extensionista do IDR-Paraná, Cíntia Mara Lopes de Souza, o projeto nasceu pela percepção dos extensionistas ao acompanharem a produção de café da região. “Ao visitarmos as propriedades verificávamos uma participação ativa das mulheres no trabalho, mas na capacitação técnica eram os homens que participavam. Resolvemos agregar, de alguma forma, a mulher produtora. Criamos capacitações técnicas voltadas ao público feminino e deu muito certo”, afirmou.

Assistência técnica na propriedade e reuniões periódicas para a transferência de tecnologias fazem parte das ações do IDR-Paraná no projeto. As demais ações ficam por conta do empenho e força de vontade das produtoras que não decepcionam.

Os cafés produzidos já receberam diversos prêmios, inclusive no concurso Café Qualidade Paraná que avalia, anualmente, cafés gourmets do Paraná. Há seis anos os cafés especiais produzidos pelas Mulheres do Café se mantêm no pódio, com destaque para o ano de 2015, quando as produtoras ganharam as três modalidades do concurso.

Em expansão no Paraná, principalmente a partir de 2010, foi nos cafés especiais que o Instituto viu a oportunidade de desenvolver esse potencial entre os pequenos produtores da agricultura familiar ao mesmo tempo em que empodera as mulheres.

Turismo Rural – Outro ponto que recebeu atenção da primeira-dama foi o espaço de Turismo Rural na Via Rural. Luciana conheceu os produtos produzidos pelos agricultores familiares do Estado e os roteiros turísticos organizados pelo IDR-Paraná. O Instituto   incentiva o Turismo Rural como fonte de renda extra para os agricultores, criando novas atrações para os visitantes.

A Rota do Queijo e a Rota da Lavanda são exemplo de circuitos turísticos já consolidados. Durante a ExpoLondrina 2023 foi lançada, simbolicamente, a rota Caminhos do Cerro do Arreio, em Tamarana. O circuito deve atrair visitantes de toda a região para conhecer os atrativos da área rural da região.