Estado incentiva adesão dos produtores a energias renováveis no Show Rural 2024 26/01/2024 - 11:47

O programa completou dois anos em setembro do ano passado. Com ele, o Paraná tem se consolidado cada vez mais como um dos grandes produtores nacionais de energia a partir de fontes renováveis, principalmente com as placas solares, que já constituem uma nova paisagem no campo.

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de energias renováveis e a adoção da geração própria de energia renovável pelos produtores rurais, o IDR Paraná realizará dois eventos no Show Rural Coopavel 2024 para divulgar o RenovaPR. É uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado para ajudar famílias de produtores rurais na implantação de um sistema próprio para geração de energia, seja por meio de placas solares para gerar energia elétrica ou pelo processamento de biomassas para a produção de biogás e biometano.

O programa completou dois anos em setembro do ano passado. Nesse período foram mais de 6,6 mil projetos desenvolvidos, que somaram R$ 1,2 bilhão em investimentos. Com isso, o Paraná tem se consolidado cada vez mais como um dos grandes produtores nacionais de energia a partir de fontes renováveis, principalmente com as placas solares, que já constituem uma nova paisagem no campo.

“Sensibilizar os suinocultores e produtores de leite a construírem biodigestores e tratarem os dejetos animais, gerando energia pelo biogás, será a prioridade do RenovaPR em 2024”, disse Herlon Almeida, coordenador de Energias Renováveis e do RenovaPR no IDR Paraná. “Nossas ações no Show Rural Coopavel 2024 vão nessa linha e mostrarão ao público que isso é investir com segurança, sabedoria e bom retorno econômico”.

Um dos caminhos, segundo ele, é o Banco do Agricultor, com subsídio do Estado. As principais mudanças recentes do programa são a inclusão de linha específica para mulheres agricultoras familiares, a ampliação da equalização total da taxa de juros para diversas atividades agropecuárias e a possibilidade de investimento em energia renovável biogás/biometano por pessoa jurídica e não apenas física.

Confira as ações:

Vitrine do Biogás e do Biometano - RenovaPR

O IDR-Paraná vai apresentar o RenovaPR com uma metodologia dinâmica de som e imagem em 3D, conhecida como uma vivência eletrônica em 5 minutos em uma sala escura onde são projetadas as imagens acompanhadas de som e locução. Denominada Vitrine do Biogás e Biometano, esse estande receberá os participantes que irão se revezando e permitindo que todos saiam com uma visão ampla do que é o uso de biodigestores para tratar dejetos animais e gerar energia.

Nas imagens serão mostrados alguns modelos de biodigestores, as possibilidades de uso do biogás – energia térmica substituindo lenha, gerando energia elétrica ou transformado em biometano para uso na mobilidade veicular – e as vantagens de transformar os dejetos passivos ambientais em dinheiro nas diversas formas de energia. O estande, que estará localizado no ambiente de áreas do IDR Paraná, funcionará de segunda a sexta-Feira das 8h às 17h. É fruto de uma parceria com o Sistema Faep/Senar, CIBiogas e Alvarez & Marsal.

Dia do Biogás

O Dia do Biogás será em 06 de fevereiro, das 14 às 17 horas, no Auditório Ocepar/Unicom. Serão apresentados cases de projetos que estão funcionando e dando resultado econômico e vantagens ambientais aos produtores rurais. São projetos individuais e coletivos, como o de Toledo – no Oeste do Paraná, e o de Salgado Filho – no Sudoeste. Também serão levadas as informações necessárias de linhas de crédito e os benefícios do Programa RenovaPR para quem deseja tomar a decisão de implantar biodigestores.

As apresentações do Dia do Biogás no Show Rural são focadas nos produtores rurais, profissionais e departamentos técnicos de cooperativas e integradoras de proteína animal, especialmente os suinocultores, produtores de leite e avicultores.

SHOW RURAL – O Show Rural de Cascavel é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. O Governo do Paraná apoia o evento e participa do dia a dia com orientação técnica e o sistema de financiamento. Além disso, diversas secretarias aproveitam a vitrine do evento para apresentar novidades para o público. No ano passado a feira registrou 384.122 visitantes, recorde de público. Foram movimentados R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras) para modernização do campo e dos sistemas de produção