Expoingá destaca ações do Estado para consolidar a industrialização do campo 09/05/2022 - 10:36

Depois de um intervalo de dois anos fora do calendário de eventos em razão da pandemia da Covid-19, a Expoingá retornou. E em grande estilo. Com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior a abertura oficial da feira foi nesta sexta-feira (06), no Parque Internacional de Exposições de Maringá, na Região Noroeste. A feira que movimenta milhões dentro do agronegócio nacional vai até 15 de maio.

Ratinho Junior destacou a série de medidas que o Governo do Estado vem tomando nos últimos anos para transformar o Paraná no “supermercado do mundo”. Para ele, a missão é agregar valor ao produto final que vem do campo, ampliando o poderio do agronegócio paranaense, o setor é responsável por cerca de 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

“O caminho é a industrialização. Fazer com que além da matéria-prima como o leite, o Paraná possa oferecer o queijo, iogurte, o achocolatado. É isso que vai aumentar a rentabilidade dos agricultores e gerar mais emprego e renda em todo o nosso Estado”, ressaltou o governador.

Ratinho Junior lembrou que a administração estadual é uma grande parceira do agronegócio. Citou o investimento em infraestrutura, rodovias, portos, ferrovia e aeroportos, como facilitador do escoamento da safra, de acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, as ações batem na casa dos R$ 7 bilhões.

Para seguir avançando no setor, o governador reforçou a importância de feiras agropecuárias como a Expoingá. “Essa feira é a nossa chancela técnica de qualidade do nosso produto. É aqui se discutem técnicas, novas ações, tecnologia. Tudo para que o nosso agricultor possa ter contato com que há de melhor no mundo”, afirmou.

Sanidade 
Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara reforçou que o Paraná também avança na área de sanidade animal. Em 2021, o Estado foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação.

“Resultado de uma luta de mais de 50 anos, esse selo de qualidade abre para o Paraná o acesso a países que não compravam carne do Brasil. Poderemos vender mais e melhor”, disse. “A qualidade e a capacidade técnica do que se discute aqui na Expoingá também ajudam a fazer a diferença e abrir novos mercados para o Paraná”.

Feira 
Realizada pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) apresenta o diferencial competitivo de um dos principais setores da economia brasileira, movimentando nas últimas edições em torno de R$ 600 milhões em negócios, com um público superior a 500 mil visitantes em 11 dias de evento.

“Maringá e o agronegócio de Maringá demonstram a sua força com a retomada desta feira”, disse o prefeito da cidade, Ulisses Maia.

Ela está em sua 48ª edição, a 25ª internacional, com o tema “Conecta você ao novo Agro”. A ênfase é em tecnologia, inovação e sustentabilidade, apresentando ao público as principais novidades dos segmentos do agronegócio, indústria, comércio e serviços.

IDR-Paraná na feira
O IDR-Paraná estará participando ativamente da Expoingá. No espaço Agromuseu serão mostradas diversas tecnologias para os visitantes em unidades didáticas expositivas do Instituto. Além disso, serão realizados diversos cursos e workshops para os produtores e público em geral.

Os servidores vão mostrar os reais impactos da pecuária ao meio ambiente e alternativas para diminuir possíveis danos causados pela atividade em relação ao efeito estufa. A reforma e recuperação das pastagens, a introdução de novas pastagens cujo sistema radicular fixa o carbono no solo e o plantio de árvores nestas áreas são algumas das sugestões levadas ao evento.

O visitante conhecerá um pouco mais a respeito da produção de compostos orgânicos e bioinsumos. Os servidores também vão orientar sobre a produção de olerícolas, plantas medicinais e aromáticas em pequenos espaços.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná