Ficafé reúne produtores, compradores e técnicos em evento virtual 27/10/2021 - 15:40

Começou ontem, e vai até sexta-feira (29), a 14ª edição da Ficafé (Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte do Paraná), evento totalmente virtual voltado à produção e comercialização de café, além de outros temas como o desenvolvimento da fruticultura. A feira é uma vitrine para os cafés especiais da região para o Brasil e exterior. Neste ano o evento conta com rodadas de negócios, exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura, workshops, palestras, concurso e leilão de cafés especiais.

A Ficafé vai reunir neste ano 70 empresas do setor, além de representantes de 27 municípios do Norte Pioneiro e de diversos estados brasileiros. Também já foi confirmada a presença de mais de trinta compradores internacionais que devem comercializar duas mil sacas de café. Além da cafeicultura, a feira vai apresentar diversos temas ligados à fruticultura, já que a atividade busca qualificar a produção regional, assim como aconteceu com o café.  Todas as atividades da Ficafé podem ser acompanhadas pela internet ou pelo aplicativo da feira que pode ser baixado no celular. 

Fruticultura
Durante a abertura da Ficafé o Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lembrou as condições climáticas restringiram a produção de café no estado e que os produtores devem buscar qualidade, com a produção de cafés gourmets que geram mais renda. Com esse objetivo é que o governo do estado vem estabelecendo uma parceria com municípios, cooperativas, Sebrae e IDR-Paraná. "É um esforço de valorização do café, fortalecendo a visão da cafeicultura como um negócio, fonte de emprego e renda para o Norte Pioneiro", destacou. 

Natalino Avance de Souza, diretor presidente do IDR-Paraná, observou que a cafeicultura foi a atividade que impulsionou a agricultura no estado. Segundo ele, hoje o Norte Pioneiro é o principal reduto do café no estado e a região mostra que é possível criar um ambiente favorável ao desenvolvimento da atividade agrícola, reunindo esforços de diversas instituições como tem acontecido com a cafeicultura. "A Ficafé não é mais só café. A fruticultura também está presente na feira e vai dinamizar o desenvolvimento do Norte Pioneiro, fortalecendo as economias locais", observou. 

"A cafeicultura tem um papel importante na história do Paraná e teve que se reinventar nas últimas décadas. O estado chegou a ser o maior produtor do Brasil, com mais de 20 milhões de sacas colhidas, até a grande geada de 1975, que fez com que as áreas de plantio fossem reduzidas, ficando concentradas no Norte Pioneiro e o café de qualidade fosse priorizado", disse Guto Silva, chefe da Casa Civil. Para ele, a produção de café de qualidade, está recuperando a importância do Paraná na cafeicultura. Silva lembrou que a região conseguiu um dos primeiros cafés com Identidade Geográfica, conquista conseguida com um esforço coletivo de produtores, cooperativas e Seab. Ele também destacou que o Norte Pioneiro precisa de infraestrutura para se desenvolver e se conectar a grandes mercados e, para tanto, o governador Ratinho Junior priorizou a rodovia PR-092 que já começa a receber investimentos e entrará no novo modelo de concessão.   

Paulo José Frasquetti, presidente da Cocenpp (Cooperativa de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná) destacou que a cafeicultura vem melhorando a vida dos agricultores no Paraná, graças a mudanças implantadas na forma de conduzir as lavouras. Ele acrescentou que nos últimos anos os produtores do Norte Pioneiro conseguiram mudar a imagem do estado no mercado de café. Frasquetti lembrou que até pouco tempo atrás o Paraná era conhecido como produtor de cafés ruins e hoje desponta no mercado de cafés de qualidade.  O diretor do Sebrae, Carlos Melles, ressaltou que a Ficafé tem a intenção de aprimorar os cafeicultores, por meio das palestras técnicas e workshops, melhorando a qualidade do café produzido na região.

Programação
A programação da Ficafé vai apresentar palestras de temas diversos como as inovações tecnológicas na produção do maracujazeiro; energias renováveis, energia solar; turismo e cafés especiais; modulação de sabores durante a torra; planejamento anual e gestão da propriedade cafeeira; casos de sucesso em produção orgânica e poda do café. Na quinta-feira, às 9h, será apresentado o podcast "Mercado de Cafés Especiais". Na sexta-feira, às 16h, serão divulgados os resultados do Leilão de Cafés Especiais e a premiação dos ganhadores do 9º Concurso Sabores do Norte Pioneiro. 

A Ficafé é uma realização da Cocenpp (Cooperativa dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná), Acenpp (Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Prefeitura de Jacarezinho, IDR-Paraná e Governo do Estado do Paraná. Interessados podem ter acesso às palestras pelo site (www.ficafe.com.br) ou pelo aplicativo Ficafe.

Reportagem: Roberto Monteiro