Governo do Estado apresenta investimentos em infraestrutura rural no Vale do Ivaí 19/11/2025 - 17:32
O Território Vale do Ivaí, composto por 28 municípios distribuídos entre os Núcleos Regionais da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de Ivaiporã e Apucarana — além de duas cidades vinculadas à regional de Campo Mourão — reuniu prefeitos e lideranças estaduais nesta quinta-feira (19), no último dia da 21ª Expovale, em Ivaiporã. O encontro, realizado no Recinto de Leilões do Parque de exposições, contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Márcio Nunes, e do diretor de extensão rural do IDR-Paraná, Paulo Eduardo Sipoli Pereira, e teve como pauta obras rurais, aquisição de máquinas, melhorias em estradas e iniciativas de inovação para o campo.
Durante a reunião, o secretário Márcio Nunes destacou o atual momento econômico vivido pelo Paraná. Segundo ele, o Estado registra um crescimento histórico, com expansão do PIB, ampliação de programas governamentais e aumento dos investimentos públicos. “O Paraná vive o melhor momento da sua história. Dobramos o PIB em sete anos e nos tornamos a quarta maior economia do país”, afirmou. Nunes ressaltou ainda que o cenário favorável tem permitido acelerar ações de infraestrutura e fortalecer políticas voltadas à conservação do solo, gestão da água e desenvolvimento rural.
FEIRA - Com estandes lotados e recorde de público, a Expovale 2025 ultrapassou a marca da edição anterior, atraindo mais de 250 mil visitantes no total, ao longo dos seis dias de programação. “O encerramento da Expovale 2025 consolida, mais uma vez, a força do agronegócio regional e o compromisso do Paraná com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento rural”, afirmou o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná – Seab, Marcio Nunes, nesta quarta-feira (19), último dia da 21ª edição da feira, em Ivaiporã.
Realizada no Parque de Exposições do município, a feira trouxe produtores rurais, cooperativas, instituições financeiras, empreendedores e empresas do setor, reafirmando seu papel como plataforma estratégica para conhecimento, fomento produtivo e integração entre campo, indústria e comunidade. O Sistema Estadual de Agricultura do Paraná (Seagri) marcou presença forte no evento por meio de suas instituições como o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O diretor de Extensão Rural do IDR-Paraná, Paulo Sipoli Pereira, participou, pela manhã, da reunião do Território do Vale do Ivaí.
A programação geral trouxe atividades diversas como encontros regionais de fruticultura e de piscicultura, concurso de cafés especiais, torneio leiteiro e orientações sobre agroecologia, entre outros atrativos. O protagonismo feminino no campo e na cidade também teve espaço, com um encontro que reuniu agricultoras, empresárias, profissionais liberais, lideranças comunitárias e representantes de instituições públicas. “É o maior evento do agronegócio no Vale do Ivaí e a cada ano atrai mais pessoas”, celebrou Eduardo Mazzuchelli, chefe do escritório regional do IDR-Paraná em Ivaiporã.
FAZENDINHA - Quem visitou a Expovale certamente se encantou com a tradicional “Fazendinha do IDR-Paraná”, com vários estandes temáticos, inclusive com degustação de produtos típicos da região. Instalada num espaço especial da feira, recebeu mais de cinco mil visitantes. A Fazendinha do IDR-Paraná possibilitou às pessoas aproveitarem uma programação especial com oficinas, palestras, demonstrações técnicas e atividades práticas que abordaram assuntos como inovação no campo, boas práticas agropecuárias, manejo sustentável, diversificação produtiva e turismo rural.
WORKSHOPS - Alguns dos destaques trazidos pela Seagri, através da Adapar, foram a oficina “Raiva e sua importância sobre a saúde única”, e o workshop “Ações no Combate à Deriva de Agrotóxicos”. A oficina promoveu a conscientização sobre a importância da vacina e apresentou as ações e orientações em relação ao assunto. Já o workshop abordou temas como a importância do uso de tecnologias de aplicação adequadas, o monitoramento das condições climáticas e o incentivo aos bioinsumos.




















