IDR-Paraná colabora com publicações com orientações técnicas na área de fruticultura 28/08/2025 - 11:49

A fruticultura paranaense movimentou cerca de R$3,9 bilhões em 2024, segundo dados do Departamento de Economia Rural (DERAL), da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). A atividade já se consolidou como um setor de grande relevância para a economia do estado e é, majoritariamente, conduzida por agricultores familiares. Por isso mesmo, a fruticultura está entre os programas institucionais desenvolvidos pelo IDR-Paraná. Pesquisa e extensão rural estão trabalhando em conjunto e atuando de forma integrada em diversas ações, colaborando com a geração de conhecimento, fomentando boas práticas para melhorar a produção e a renda dos fruticultores paranaenses. Neste ano, o IDR-Paraná contribuiu com duas importantes publicações voltadas à fruticultura.

A primeira obra, é intitulada “Estratégias de manejo da fertilidade do solo e da nutriçãode videiras”, composta por 17 capítulos e organizada pelo Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). O livro reúne temas centrais da viticultura como o manejo do solo, nutrição mineral, adubação, uso de porta-enxertos, plantas de cobertura, qualidade biológica do solo, além de estratégias para aumentar a eficiência nutricional.

Videiras

A contribuição do IDR-Paraná está presente no capítulo “Proposição de padrões nutricionais em solos e folhas de videiras: métodos e resultados”. São apresentadas diferentes metodologias para avaliar o estado nutricional das videiras, visando otimizar o manejo da adubação. No capítulo também é abordado o uso de ferramentas computacionais voltadas à gestão inteligente da saúde das plantas, incluindo modelagens, análise de dados e integração de ciclos fisiológicos na avaliação da eficiência nutricional.

A segunda obra, “Atualização técnica sobre calagem e adubação em frutíferas”, contempla a 3ª edição técnica sobre o tema, com 26 capítulos que trazem informações mais recentes sobre as práticas de calagem, adubação e valores de referência nutricional para diversas culturas frutíferas. Na publicação, o IDR-Paraná participa com dois capítulos técnicos: “Calagem, adubação e valores de referência de nutrientes em bananeira” e “Calagem, adubação e nutrição da cultura da pitaia”. Os capítulos abordam desde temas gerais na área de fertilidade do solo, até outros mais específicos como a interpretação de análise de solo para solos de fertilidade construída para bananeira, além de avaliação do estado nutricional na cultura da pitaia.

Aprimoramento

O extensionista José Aridiano Lima de Deus, do IDR-Paraná, colaborou como autor nos três capítulos. Ele destaca a relevância dessas publicações para o aprimoramento do manejo nutricional em frutíferas, contribuindo para uma gestão mais eficiente de nutrientes, o que reflete diretamente na produtividade e rentabilidade dos pomares.

Segundo José Aridiano, os resultados apresentados são fruto de um trabalho integrado entre pesquisadores, extensionistas e fruticultores, e oferecem suporte técnico qualificado tanto para técnicos quanto para fruticultores. Ele acrescentou que os valores de referência são atualizados e a publicação aponta as melhores recomendações de corretivos e fertilizantes, bem como de práticas de manejo mais precisas, com foco em eficiência e sustentabilidade.

Para o pesquisador Clandio Medeiros da Silva, coordenador estadual de Fruticultura do IDR-Paraná, a presença do Instituto nessas publicações reforça seu papel estratégico na geração e difusão de conhecimento técnico, fortalecendo o Programa Estadual de Fruticultura e impulsionando o desenvolvimento sustentável da fruticultura paranaense.

A publicação sobre a videira está disponível gratuitamente para download no site www.unespdiagnose.com.br/publicacoes. Mais informações sobre a obra e aquisição de exemplares: www.unespdiagnose.com.br/publicacoes

contato@sbcs-nrs.org.br ou contato.sbcsnrs@gmail.com