IDR-Paraná divulga resultados e avanços do Projeto Grãos Centro-Sul 01/07/2025 - 11:18

O projeto Grãos Centro-Sul Feijão e Milho do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento do Paraná – Iapar-Emater) lançou, o Informe Técnico 2025 que traz os principais resultados e avanços na cultura do feijão e do milho na região Centro Sul da safra 2023/2024. Além das propostas para a próxima safra 2024/2025.

De acordo com o Informe a produtividade de feijão nas Unidades Demonstrativas do projeto foi 1,4 vezes superior à média estadual e 1,9 à média nacional. Já na cultura de milho o documento aponta uma produção média de 1,3 vezes superior às médias do estado e do Brasil. O documento ainda aponta que apesar dos problemas enfrentados na safra 2023/2024, os dados de produtividade nas áreas demonstrativas revelam o sucesso das práticas adotadas no projeto: os cultivos de feijão e milho superaram expressivamente os padrões produtivos observados no Paraná e no Brasil, demonstrando o potencial das tecnologias implementadas para elevar o desempenho das lavouras.

De acordo com o coordenador do projeto Grãos Centro-Sul Feijão e Milho, Germano Kusdra, o Informe Técnico é produzido, anualmente, desde 2016 com o objetivo de sistematizar e divulgar os resultados das ações do projeto. Contribuindo para a avaliação e o aprimoramento das estratégias de difusão de tecnologias na cultura do feijão e do milho. “O Informe é baseado em dados das Unidades de Referência, com análises de produtividade, custos, retorno econômico e alcance das ações. As principais regiões são Centro-Sul, Região Metropolitana de Curitiba, Centro e Sudoeste, onde o feijão tem mais destaque na produção estadual, além de novas frentes no Noroeste com foco na produção irrigada”, afirma, Germano.

Ao todo, o projeto implantou 109 hectares de áreas demonstrativas e influenciou a adoção de tecnologias e boas práticas de produção em 46 mil hectares, beneficiando aproximadamente 4,3 mil agricultores na safra 2023/2024.

Dados – Os cultivos de feijão e milho são tradicionais na agricultura familiar da Região Centro-Sul do Paraná.

O feijão é originário das Américas e é a principal leguminosa comestível cultivada no mundo, produzido por pequenos e grandes agricultores. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de feijão foi de 3,24 milhões de toneladas. O Paraná liderou com 828,7 mil toneladas (25,5% do total), seguido por Minas Gerais, com 517,1 mil toneladas (15,9%).

O milho é uma das culturas mais antigas e o cereal mais produzido no mundo. Segundo dados da Conab, na safra 2023/2024 o Brasil produziu 115,7 milhões de toneladas. O Paraná foi o segundo maior produtor nacional, com 15 milhões de toneladas (13% da produção nacional), atrás apenas do Mato Grosso, com 48,8 milhões de toneladas (42,2%).

Sobre o projeto - O Projeto Grãos Centro-Sul Feijão e Milho tem como foco a implementação de tecnologias de produção, promovendo as boas práticas no campo. Existe há 35 anos e atua nas regiões de Guarapuava, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Irati, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina e União da Vitória. Essas regiões somam mais de 166 mil estabelecimentos agropecuários, e uma área cultivada de 386 mil hectares de feijão e 594 mil hectares de milho, conforme dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) (2017–2023).