IDR-Paraná e Simepar alertam para risco de geadas 16/05/2022 - 16:33

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alertam que há previsão de geadas de intensidade fraca a moderada para a madrugada de terça (17) e de quarta-feira (18) na região cafeeira paranaense.

Café
A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com camadas de cobertura plástica ou aquecimento — ou, ainda, a adoção das duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos,  lavouras novas e viveiros, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.
Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

Outras culturas
Em hortaliças, leguminosas, árvores frutíferas tropicais recém-plantadas e outras culturas sensíveis à geada em que é viável fazer a proteção contra o frio intenso, utilizar técnicas como aquecimento, irrigação ou cobertura.
Essas mesmas práticas podem ser adotadas em viveiros de plantas sensíveis. Granjas de aves e suínos devem ser aquecidas.

Avisos
O boletim diário e os alertas de geada podem ser obtidos no aplicativo IAPAR Clima, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play

Há ainda informações sobre o serviço Alerta Geada nas páginas que IDR-Paraná e Simepar mantêm na internet ou pelo telefone (43) 3391-4500.
Os alertas de geada também podem ser recebidos no aplicativo Telegram, interessados devem cadastrar seu número de telefone AQUI.

Serviço
O Alerta Geada é um serviço que opera de maio a setembro com o objetivo de auxiliar os produtores a adotarem técnicas para proteção de lavouras contra o frio intenso. 
Durante o período de operação do sistema, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo.

Além do informe diário, se houver aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos à agropecuária é emitido e amplamente divulgado um alerta com 48 horas de antecedência. 
O serviço conta com o apoio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Consórcio Pesquisa Café, prefeituras, cooperativas e associações de produtores.

Reportagem: Edmilson Liberal