IDR-Paraná e Simepar emitem aviso de “Alerta Geada” para a região cafeeira do Paraná 28/06/2021 - 12:12

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater) e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) alertam que há previsão de geadas na madrugada de terça (29), quarta (30) e quinta-feira (1º) em toda a região cafeeira paranaense.

A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas.

Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos – lavouras novas e viveiros –, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

Avisos
O serviço Alerta Geada pode ser acompanhado pelo aplicativo IAPAR Clima, disponível gratuitamente na App Store ( https://apps.apple.com/us/app/iapar-clima/id1486152398?l=pt&ls=1) e no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=iapar.br.iaparclima).

Também é possível receber os avisos pelo WhatsApp. Basta salvar nos contatos o número (43) 3376-2248 e enviar a mensagem "quero receber o Alerta Geada".

Há ainda informações sobre o Alerta Geada e proteção de cafeeiros nas páginas do IDR-Paraná, Simepar ou pelo disque-geada (43) 3391-4500.

Reportagem: Edmilson Liberal