IDR-Paraná entrega novos veículos para melhorar o atendimento ao agricultor 21/03/2022 - 14:32

Foram entregues nesta segunda-feira, 21 de março, 20 novos carros adquiridos por convênio firmado entre o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que serão usados no trabalho de campo pelos servidores do Instituto. Os carros trazem mais agilidade ao levar o atendimento necessário para o agricultor. A entrega foi realizada pelo diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara e pelo superintendente do Mapa, Cleverson Freitas.

Firmado em 2019 o convênio teve um investimento de um milhão de reais e visa melhorar as condições de trabalho dos servidores que atuam, diretamente, no campo. Serão destinados aos escritórios regionais para o trabalho de assistência técnica. O presidente do Instituto, Natalino Avance de Souza destacou que este convênio é o exemplo do apoio que os Governos Federal e Estadual oferecem para a agricultura do estado. “Quero reforçar a importância desta parceria pois permite materializar a melhoria dos atendimentos prestados aos produtores pelo IDR-Paraná”

O secretário de agricultura reforçou que a entrega destes equipamentos mais modernos permite que o IDR-Paraná cumpra sua missão institucional que é gerar o desenvolvimento rural. “Estes carros vão direto para quem trabalha no campo e, em tempos de crise como estamos vivendo, é necessário trabalharmos de forma unida e contribuir para melhorar o conforto, o avanço e o resultado técnico da família rural”, Afirma Ortigara.

O superintendente do Ministério da Agricultura, Cleverson Freitas, também destacou a necessidade de parcerias para levar atendimento de qualidade ao produtor, em especial o pequeno. “Nestes últimos anos tivemos desafios que ninguém esperava, como a pandemia, a seca e a guerra que estamos enfrentando atualmente. O Ministério está tentando trazer recursos para quem trabalha com a agricultura e amenizar os prejuízos no setor”, destacou.

Durante a cerimônia simbólica foram entregues as chaves de seis veículos para gerentes de diferentes regionais do estado. São modelos utilitários, pick ups, duas portas. Receberam as chaves: Jairo Martins de Quadros, gerente regional de Campo Mourão; Orival Stolf, de Curitiba; Ericson Fagundes Marx, de Franciso Beltrão; Bruno Luis Krevoruczka, de Guarapuava; Rosane Bragatto, de Pato Branco; e Rafael de Matos, de Umuarama. Os outros 14 carros serão enviados diretamente para as regionais.

Também participaram da solenidade Marcos Brambilla, presidente da Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais do Paraná); Solange Coelho, diretora de gestão institucional do IDR-Paraná; Diniz Doliveira, diretor de extensão rural do IDR-Paraná; Renato Viana, gerente da Mesorregião Metropolitana e Litoral do IDR-Paraná, e os engenheiros agrônomos Mary Stela Bischof e Marcos Maciel que foram os gestores juntos ao Mapa para a concretização do convênio.

Reportagem: Francieli Galo