IDR-Paraná fortalece laços solidários e entrega presentes de Natal a filhos de catadores de recicláveis da Cooperativa Catamare 12/12/2025 - 15:41

“Quando eu era criança, não é que eu não soubesse quando era Natal, mas nem imaginava que as pessoas davam presentes de Natal, porque a gente era muito humilde e nunca ganhava nada”, conta Maria José de Oliveira Santos, conhecida como Lia, presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catamare), de Curitiba. Por isso ela conta emocionada a alegria dos filhos de catadores e catadoras, com a ação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) de presentear as crianças da Cooperativa na época natalina – ação que acontece há cinco anos e beneficia 35 crianças.

A iniciativa, coordenada pela extensionista Mary Stela Bischof, do IDR-Paraná, todos os anos mobiliza servidores de diferentes áreas para atender às cartinhas enviadas pelas crianças da Catamare. “Essa ideia teve início quando eu integrava a Comissão Interna de Resíduos Sólidos e Solidários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)”, recorda Mary Stela. De lá para cá, essa acolhida acontece anualmente, com forte adesão dos servidores do IDR-Paraná e agora também da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab), que funciona no mesmo edifício.

Mary Stela explica que a legislação estadual determina que órgãos públicos do Paraná destinem seus resíduos sólidos recicláveis a cooperativas e associações de catadores. “A aproximação entre IDR-Paraná e Catamare, construída a partir dessa norma, resultou em um vínculo que se fortalece especialmente no fim do ano, quando os pedidos das crianças chegam aos extensionistas, que a seguir se organizam para transformar o Natal das famílias”, comemora ela. Este ano, a entrega dos presentes aconteceu na quinta-feira (11), em um encontro no prédio do Instituto, reforçando uma parceria que já beneficia diretamente mais de 200 pessoas envolvidas no trabalho da Catamare.

Para Maria José – a Lia, da Cooperativa – representa um momento mágico para as crianças e os pais que trabalham na Catamare. “A gente vê que as crianças recebem os presentes com muito, muito carinho e alegria – e isso não em preço. Todo mundo fica feliz. A gente tem muito a agradecer por essa iniciativa do IDR-Paraná, que é uma verdadeira benção de Natal”, expressa Lia.