IDR-Paraná lança projeto piloto de Inteligência Artificial na Extensão Rural em Maringá 20/10/2025 - 14:55

O sistema Estadual de Agricultura dá um passo importante rumo à inovação na extensão rural com o início de um projeto piloto que utiliza Inteligência Artificial (IA) no acompanhamento técnico das propriedades rurais. A iniciativa será implementada nos 29 municípios da região de Maringá, e poderá marcar o início de uma nova fase da extensão rural no Estado, que une tecnologia, dados e conhecimentos técnicos para fortalecer ainda mais a agricultura paranaense.

O projeto será realizado em parceria com a startup Bluelogic Sistemas e Consultoria, de Curitiba, liderada pelo empresário Fernando Esmaniotto, especializado em soluções digitais e inteligência de dados para o agronegócio. A ação faz parte de um movimento estratégico do IDR-Paraná de incorporar ferramentas tecnológicas que ampliem a eficiência, a personalização e o impacto das ações de extensão, aproximando o campo das soluções inovadoras.

Segundo os coordenadores do projeto, a aplicação da IA permitirá organizar e interpretar informações de campo em tempo real, oferecendo aos extensionistas suporte técnico mais rápido e assertivo. “Acreditamos que a inteligência artificial será mais uma ferramenta de apoio ao extensionista, com capacidade de potencializar seu trabalho e gerar melhores resultados, em especial aos agricultores familiares”, Pedro Cecere Filho, Chefe de Escritório Regional do IDR-Paraná – Região de Maringá.

A iniciativa integra o conjunto de ações articuladas pela SEAB e IDR-Paraná que fazem parte da Governança de Inovação do Agronegócio de Maringá e Região, que vem fortalecendo a ponte entre pesquisa, inovação e extensão. IDR-Paraná e SEAB são parceiros do Hub InovaAgro, ambiente de inovação licenciado pelo SEPARTEC em 2024, que atua como ponto de conexão entre empresas, startups, instituições públicas e privadas e universidades para impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor.

Durante a Expoingá 2025, o Hub, realizou 19 eventos, entre eles a Rodada de Oportunidades e Conexões, e no dia 30 de setembro foi realizada uma segunda edição onde a diretora executiva do InovaAgro, Ana Molina Borges, estabeleceu o contato entre a equipe da Bluelogic e o sistema SEAGRI, resultando no desenho deste projeto piloto na extensão rural.

O início das atividades está previsto para o dia 24 de outubro de 2025, com uma webconferência entre os extensionistas do IDR-Paraná e a equipe da Bluelogic, marcando o começo da aplicação prática do projeto. A extensão rural é um dos pilares de sustentação do desenvolvimento do agronegócio no Estado, e a adoção de tecnologias emergentes, como a IA, representa um salto de qualidade e eficiência na oferta de soluções aos agricultores.

“Esse projeto faz parte de um conjunto de ações inovadoras que o IDR-Paraná participa dentro da governança. Ele nasceu das discussões realizadas nas reuniões do grupo e durante a segunda edição do evento de Rodada de Oportunidades e Conexões idealizado pela Governança e executado pelo Hub InovaAgro, e agora se materializa em uma entrega concreta, que conecta tecnologia e extensão em benefício do produtor rural”, reforça Pedro Cecere Filho, Chefe Regional do Instituto.

Com essa iniciativa, o IDR-Paraná reafirma seu papel de liderança na inovação aplicada à extensão rural, consolidando-se como referência nacional na construção de um agronegócio mais inteligente, sustentável e conectado ao futuro.