IDR-Paraná orienta produtores de bebidas de Morretes sobre regularização e boas práticas 13/11/2025 - 15:48

Os processos de regularização e boas práticas na fabricação de bebidas alcoólicas, polpas e sucos de fruta foram discutidos nessa quarta-feira (12), em Morretes, no encontro organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR-Paraná e a prefeitura do município. A proposta é estimular o fortalecimento e a legalização das agroindústrias locais e contou com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, da Câmara Municipal de Morretes, além de 56 produtores de cachaça e empreendedores rurais da região.

Emerson Gerstemberger, gerente regional do IDR Paraná, contou que o evento foi muito importante, “especialmente para tirar dúvidas levantadas pelos produtores, já que na região temos vários empreendimentos nesse setor, especialmente da cachaça de Morretes, que é famosa”.

Pela manhã, a auditora fiscal agropecuária do Ministério, Rita Barroso, ministrou a palestra “Regularização de agroindústrias, leis e normativas do MAPA”. Ela explicou que o IDR-Paraná, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Morretes, “construiu uma proposta conjunta para aprimorar ações e orientações técnicas às agroindústrias familiares, com o objetivo de qualificar e regularizar produtos de origem vegetal, conservas, doces, geleias, sucos, polpas e bebida alcoólicas”.

`A tarde, o engenheiro agrônomo do IDR-Paraná, Vinícius Coletti, abordou o tema “Processos de produção de cachaça, boas práticas de fabricação e Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs)”.

O encontro aconteceu na Estação de Pesquisa do IDR-Paraná de Morretes e foi destinado apenas a profissionais que atuam na fabricação dos produtos citados. Segundo Gerstemberger, a ação reforça o compromisso do instituto na valorização da agroindústria familiar e no zelo com a qualidade dos produtos locais e o fortalecimento da economia rural.