IDR-Paraná orienta produtores sobre oportunidades de negócios no turismo rural em Astorga 28/10/2026 - 15:25
Astorga, no Noroeste do Paraná, recebe nesta quinta-feira (29), às 19h, a Oficina Técnica de Turismo Rural, na Casa da Cultura do município. A iniciativa, viabilizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e Prefeitura Municipal, busca incentivar o turismo rural na região e orientar produtores rurais e demais interessados sobre como estruturar e ampliar seus negócios para receber visitantes.
Com expectativa de público de 200 pessoas, a oficina reúne produtores rurais, representantes do setor educacional e comerciantes da região para apresentar iniciativas e orientar os participantes sobre as oportunidades de desenvolvimento do turismo rural. De acordo com a zootecnista e extensionista do IDR-Paraná, Solange Cristina Canesin de Oliveira, a proposta é ampliar o alcance das ações de incentivo à atividade e identificar novas regiões com potencial turístico no Estado.
Produção orgânica é tema de evento em Campo Mourão nesta quinta-feira
“É muito importante que os envolvidos no turismo rural da cidade participem. Queremos ampliar o conhecimento sobre o Projeto Turismo Rural do IDR-Paraná e incentivar que a localidade de Astorga identifique e desenvolva ainda mais suas vocações turísticas”, afirma.
Entre as iniciativas apresentadas pelo IDR-Paraná está a reestruturação de rotas turísticas, com destaque para a Rota das Lavandas do Paraná, a Rota do Queijo Paranaense, a Rota Uva e Vinho Paraná, a Rota Morangos do Paraná, a Rota da Erva-Mate Paraná e a Rota da Agroindústria. As ações buscam valorizar a produção local, diversificar as atividades no meio rural e ampliar as possibilidades de geração de renda para os produtores.
“Estamos muito esperançosos com a oficina, porque queremos ajudar o fomento do turismo rural da região e eu sou uma das pessoas que acredita muito neste potencial, porque esta é uma forma de manter os pequenos produtores rurais no campo e ampliar alternativas de renda”, ressalta a extensionista.
Além do IDR-Paraná, a oficina contará com a participação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) e da Instância de Governança Regional de Maringá, IGR Encantos dos Ipês, que compartilharão experiências e iniciativas voltadas à atração de visitantes e ao desenvolvimento do turismo regional.
TURISMO RURAL NO PARANÁ - O turismo rural integra uma estratégia de diversificação de renda no campo. Pesquisa divulgada em dezembro de 2025 pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), em parceria com o IDR-Paraná, mapeou 249 empreendimentos em 16 territórios turísticos do Estado e identificou que, para 57,3% deles, a atividade complementa outras práticas produtivas, enquanto 42,7% têm no turismo sua principal fonte de renda. Em Astorga, o potencial turístico também se expressa em eventos e iniciativas tradicionais, como a Feira do Produtor, realizada semanalmente na Praça Ermelindo Lopes Barroso, o Carnaval, que reúne milhares de pessoas em quatro dias de festa com o Bloco de Aço, conhecido também pela arrecadação solidária de alimentos, a AgroAst, evento agropecuário, cultural e de inovação do município, geralmente realizado em dezembro para celebrar o aniversário da cidade e a ExpoAstorga, reconhecida pelas competições de rodeio e atrações que projetam o município no cenário nacional.
SERVIÇO
Oficina Técnica de Turismo Rural
29.10 às 19h
Casa da Cultura de Astorga
Av. Dr. José Soares de Azevedo, nº 30, Centro, Astorga - PR








