IDR-Paraná realiza I Simpósio da Cachaça na região de Maringá 21/10/2024 - 13:48
O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR-EMATER) realizou o I Simpósio da Cachaça no dia 21 de outubro, na Sociedade Rural de Maringá, em Maringá. O evento teve como parceiros a FETAEP, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mandaguaçu, SENAR, Sociedade Rural de Maringá e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo do simpósio foi esclarecer pontos sobre a formalização da agroindústria de cachaça, regularização sanitária, aspectos tributários e viabilidade econômica.
O evento contou com palestras sobre o tema, como Boas Práticas de Fabricação, Regularização junto ao MAPA, Tributação incidente sobre a cachaça, Viabilidade Econômica, entre outros. A palestra organizada pelo engenheiro agrônomo do IDR-Paraná, José Sérgio Righetti, abordou as Boas Práticas na cachaça com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, aumentar a renda, promover a sustentabilidade e atender a demanda da população.
“A cachaça é um produto regional, faz parte da nossa cultura, cada região tem sua característica, seu produto específico que é a marca do seu povo.” afirmou Marcio Antonio Baliscei Coordenador da Regional de Maringá do IDR-Paraná.
A região de Maringá possui um grande potencial para a produção de cachaça, com muitos produtores interessados em regularizar suas agroindústrias. No entanto, a falta de orientação adequada pode resultar em investimentos mal direcionados, erros na produção e, muitas vezes, na dificuldade de acesso ao mercado devido à informalidade das agroindústrias.
Juliana Bittencourt, engenheira de alimentos do IDR-Paraná e organizadora do evento destacou: “ Nosso foco é trazer o assunto sobre a formalização da agroindústria de cachaça de forma abrangente para direcionar os produtores a valorização do seu produto para ser um diferencial no mercado”.
Além disso, a formalização contribui para a valorização da cachaça como um produto genuinamente brasileiro, promovendo a cultura local e fortalecendo a identidade regional. Ao se organizarem em cooperativas ou associações, os produtores podem compartilhar conhecimentos e recursos, aumentando a eficiência da produção e da distribuição.