IDR-Paraná realiza eventos para fortalecer o protagonismo feminino no campo 26/05/2023 - 11:05

Mais de 300 agricultoras se reuniram nesta quinta-feira (25), em Catanduvas, na região Oeste do Paraná para o Encontro de Mulheres Produtoras Rurais de Catanduvas. O evento aconteceu em alusão à “Semana Estadual da Mulher do Campo” e foi organizado pela equipe regional do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) em parceria com a Prefeitura Municipal de Catanduvas.

Com a presença da secretária estadual da Mulher e Igualdade Social, Leandre Dal Ponte, o evento contou com palestras sobre o protagonismo da mulher rural e relatos de produtoras locais.  De acordo com o Censo Agropecuário 2017, 13% dos estabelecimentos agropecuários do Paraná são comandados por mulheres. Ou seja, cerca de 40 mil propriedades têm a mulher no comando.

De acordo com Daiani da Cruz Hartman Cantele, engenheira agrônoma do IDR-Paraná e organizadora do evento, o momento proporcionou uma rica troca de experiência entre produtoras locais para fortalecer a atuação da mulher no campo. “A mulher no agro é símbolo de resiliência, conquista, força de vontade e perseverança. Momentos como este servem para valorizar o trabalho feminino e a dedicação da mulher para produzir alimento de qualidade e girar a economia local”, afirma Daiani. “Mas só quem vive na pele o fato de ser mulher neste ramo, predominantemente masculino, sabe dos desafios enfrentados e os relatos de hoje mostraram o trabalho árduo de produtoras para inserir a mulher no setor agropecuário e deixar de lado a competitividade entre homens e mulheres”, concluiu Daiani.

A secretária Leandre falou sobre sua trajetória política, e enalteceu a sensibilidade do governador Carlos Massa Ratinho Júnior por criar uma secretária específica promover as políticas públicas para as mulheres e promoção da igualdade racial.

“Nosso governador foi muito feliz ao criar a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial. Agora temos um instrumento para construção de uma política pública transversal. Em menos de 100 dias de funcionamento da nossa secretaria, já conseguimos avanços importantes, como o lançamento de um pacote de ações para proteção e valorização das mulheres servidoras do Estado, e já iniciamos os estudos para elaboração de um Plano Plurianual sensível a questões de raça e de igualdade entre mulheres e homens”, comentou

Quatro Produtoras Rurais, de diferentes atividades, falaram sobre suas experiências, desafios e trajetória no campo. São agricultoras que trabalham com grãos e olericultura, agroindústria e avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite.

A jornalista Olga Bongiovanni também foi uma das atrações do evento e trouxe para as participantes uma palestra chamada Mulher: Sua Trajetória e Determinação.

O encerramento contou com um almoço feito por produtoras locais e uma tarde de confraternização entre as participantes, no Bosque Municipal de Catanduvas.

Incentivo - Valorizar a produtora rural paranaense e tirar a mulher do campo do papel de coadjuvante e transformá-la em protagonista é uma bandeira que o IDR-Paraná levanta desde a sua criação. Com ações de assistência e de promoção social, o Instituto atende mais de 20 mil mulheres rurais em todo o estado. Fazendo com que a mulher rural tenha acesso a políticas públicas e capacitações profissionais. Além do apoio na comercialização, melhorando a geração de renda.

O IDR-Paraná também se destaca pelo atendimento às mulheres nas atividades de produção de leite, fruticultura e olericultura, produção orgânica e agroecológica, produção de grãos, agroindústria, produção de alimentos para autoconsumo e ao acesso a créditos rurais.

Outros eventos - Na próxima semana será a vez de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, receber um grupo de mulheres para comemorar a Semana. Mais de 400 agricultoras são esperadas para o Primeiro Encontro da Mulher no Campo, no dia 1º de junho a partir das 8h30. O evento vai celebrar e divulgar as políticas públicas que atendem as trabalhadoras da área rural. Além de debater a importância da mulher na agricultura familiar e incentivar a criação de associações e cooperativas voltadas ao trabalho da mulher no campo.

A lei - Criada em 2021 a lei 20.675 institui a Semana Estadual da Mulher do Campo, comemorada na última semana do mês de maio. Proposta pelo deputado estadual Delegado Fernando Martins, a lei foi sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em agosto de 2021 e tem o objetivo de proporcionar maior visibilidade às trabalhadoras da área rural e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas específicas no Paraná. Durante a Semana as comemorações serão para debater a importância da mulher na agricultura familiar com palestras, capacitação e informações para ressaltar o empoderamento feminino no meio rural.