IDR-Paraná reúne servidores em café da manhã para celebrar o trabalho dos extensionistas rurais 03/12/2025 - 15:36

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) promoveu, na manhã desta quarta-feira (03), um café especial em homenagem ao Dia Nacional do Extensionista Rural. O encontro, realizado na sede do Instituto, reuniu servidores de diferentes regiões do Estado para celebrar o trabalho dos profissionais que levam conhecimento, inovação e apoio direto aos produtores rurais paranaenses. “Hoje é o início das comemorações que marcam os 70 anos do extensionismo no Paraná e 2025 já representa um momento histórico para o Estado e os profissionais do setor”, disse Marcio Nunes, secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), na abertura do evento.

Ele relembrou que, ao aceitar o convite do governador Carlos Massa Ratinho Junior para assumir a pasta da Agricultura, firmou um compromisso pela valorização dos servidores e reconheceu o trabalho conjunto que tem permitido fazer o setor ganhar destaque. “Este ano trabalhamos mais do que nunca e nosso sistema da agricultura teve uma visibilidade extraordinária”, comemorou Nunes.

O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, destacou a importância do Dia Nacional da Extensão Rural, celebrado em 6 de dezembro, como um trabalho essencial realizado para levar políticas públicas e cidadania às comunidades mais distantes. Ele ressaltou a importância de reunir as equipes regionais de Extensão Rural vindas de diversas cidades do Paraná, como forma de expressar reconhecimento pelo trabalho diário que realizam. “Ao trazer os extensionistas para o evento, o objetivo foi dar visibilidade e agradecer a um serviço que muitas vezes acontece longe dos centros urbanos e, por isso, nem sempre é percebido pela sociedade”, comentou.

Natalino destacou que o Estado vive um momento privilegiado, com investimentos inéditos na área rural e um governo comprometido em qualificar o atendimento e aproximar as políticas públicas das comunidades. Ele encerrou agradecendo o esforço dos extensionistas, que são fundamentais para construir um Paraná melhor.

Representando as diversas prefeituras do interior, o prefeito Vanderlei Caetano, de São Pedro do Paraná, agradeceu o trabalho dos extensionistas, enfatizando que a atuação deles impacta diretamente nos municípios menores – ajudando a impulsionar a produção, melhorar a qualidade de vida das famílias rurais e fortalecer a vocação agrícola das comunidades. Vanderlei reforçou ainda que os agricultores reconhecem e agradecem esse trabalho que chega até eles e faz diferença no dia a dia.

Outro ponto alto da abertura foi a fala de Rodolfo Moser, aposentado, que fez uma carreira sólida ao longo de 40 anos atuando como extensionista rural. Ele expôs sua satisfação de participar do evento e expressou admiração pelo trabalho do secretário Marcio Nunes na Secretaria da Agricultura. Com sua longa experiência como extensionista, afirmou que tanto Nunes quanto Natalino vêm desempenhando um papel bastante relevante, sem precedentes na história da instituição.

Vocação realizada - Eduardo Henrique Lima Mazzuchelli, chefe regional do IDR-Paraná em Ivaiporã, descreveu esse momento de participar da homenagem pelo Dia do Extensionista como “especial”. Ele conta que sonhava fazer parte da instituição e atuar diretamente com produtores rurais. “Vestir a camisa da extensão rural, para mim, simboliza orgulho e gratidão por integrar uma instituição de grande história, responsável por transformar a realidade de inúmeras famílias ao longo dos anos”.

A chefe regional de Cornélio Procópio, Eliane Marson conta que atua há 34 anos na extensão rural. Segundo ela, a motivação para seguir a carreira veio da infância, em uma família de produtores rurais no interior de São Paulo, e da forte identificação com o trabalho junto a pequenos agricultores.

Renan Ribeiro Barzan, chefe regional de Londrina, também trouxe da infância a motivação para ser extensionista. “Cresci em uma propriedade agrícola em Londrina, onde percebi de perto o impacto do trabalho de extensionistas na vida de seus pais, pequenos produtores”, declarou ele.