IDR-Paraná sedia Cup das Mulheres do Café 07/12/2022 - 10:01

 

A sede de pesquisas do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater), em Londrina, foi palco da 6ª edição do Cup das Mulheres, realizado segunda (5) e terça-feira (6) no Centro de Qualidade do Café da instituição.

O objetivo do Cup das Mulheres é apresentar os melhores grãos produzidos artesanalmente por mulheres da agricultura familiar. “É uma vitrine desses cafés especiais do Norte Pioneiro”, ela explica.

De acordo com a extensionista Cintia Mara Lopes de Souza, que coordena o programa no Norte Pioneiro, os 22 lotes que participaram do concurso foram avaliados por uma comissão de provadores do IDR-Paraná com base no protocolo da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês). O certame é disputado na categoria cereja descascado, natural e fermentado.

A programação incluiu ainda um júri popular dos lotes participantes da disputa e a presença de uma barista. As cafeicultoras ainda participaram de uma oficina de degustação. “A ideia é discutir as etapas de processamento do grão depois que sai da propriedade”, explica Cintia Souza.

VENCEDORAS – A categoria cereja descascado foi conquistada pela cafeicultora Claudionira Inocencia de Souza, de Tomazina. Fátima Aparecida da Cruz, de Joaquim Távora, foi a vencedora da categoria café natural e Márcia Cristina da Silva, também de Tomazina, obteve a primeira colocação competindo com um lote submetido a fermentação induzida.

O café de Sirlene Soares Santos Souza, produtora de Pinhalão, foi o mais votado pelo júri popular.

Presente no encontro, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara, destacou o esforço das cafeicultoras em obter uma bebida de qualidade e valorizar sua atividade. “Um produto diferenciado sempre encontra comprador disposto a pagar mais”, afirmou.

O Norte Pioneiro do Paraná detém a certificação de Indicação Geográfica de Procedência (IGP) desde 2012.

EVENTO – Esta é a sexta edição do Cup das Mulheres, uma ação do projeto Mulheres do Café, do IDR-Paraná, em parceria com a Amucafé (Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná) e com o apoio da empresa Amiste Café.

Iniciado em 2013, o projeto reúne cerca de 250 cafeicultoras, organizadas em 12 grupos de 11 municípios do Norte Pioneiro: Curiúva, Figueira, Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Joaquim Távora e Carlópolis. A associação também é vinculada à Aliança Internacional das Mulheres do Café, instituição internacional de valorização ao trabalho feminino na cadeia produtiva da bebida. Em 2021 o projeto foi expandido para o Vale do Ivaí,  o que contribuiu para uma ampliação da produção e um aumento da qualidade do produto em todo o Paraná.

PRESENÇA — Participaram da solenidade de divulgação dos vencedores Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná; Otamir Cesar Martins, diretor-presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná); Eder Eduardo Bublitz, diretor-presidente da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Paulo Sérgio Franzini, secretário-executivo da Câmara Setorial de Café do Paraná e a presidente da Amucafé — e também competidora — Claudionira Inocencia de Souza.