Ingresso de 324 novos servidores reforça presença técnica do Seagri no Paraná 27/01/2026 - 12:09
Nesta terça-feira (27), os novos servidores que passam a integrar o Sistema Estadual de Agricultura do Paraná (Seagri) – e foram empossados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes – já iniciaram as atividades de integração técnica nos setores em que irão trabalhar. Ao todo, são 324 novos profissionais que passam a atuar na Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
A Seab recebeu 173 novos servidores, o IDR-Paraná 111 e a Adapar 40. O ingresso desses profissionais marca mais um avanço para o Seagri, garantindo maior presença técnica nos territórios e mais apoio para o desenvolvimento sustentável do agronegócio paranaense. “Eu sempre lembro de uma frase do Ayrton Senna quando ele ganhava uma corrida. Ele dizia: não fui eu que venci, eu só fui uma pequena engrenagem numa grande equipe”, destacou o secretário da Seab, Marcio Nunes, fazendo alusão à importância de uma estrutura sinérgica para trazer bons resultados.
No auditório da Seab, pela manhã, os novos servidores da Secretaria participaram de palestras com profissionais do Departamento de Economia Rural (Deral), do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop), Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) e Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro). À tarde o tema central abordou os programas de maquinários agrícolas. Carolinne Roque de Freitas, uma das novas servidoras da Secretaria, é psicóloga e conta que já está engajada na função. “Estamos fazendo um levantamento de dados em parceria com a Adapar, para promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores. Pelos dados já conseguimos ver que os índices de risco psicossocial são bem baixos na Seab. Então, pretendemos promover e reforçar ainda mais essa gestão humanizada”, relatou Carolinne.
Os empossados pela Adapar participaram de uma reunião técnica no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com chefes de departamento, chefes regionais e assessoria técnica. O objetivo da dinâmica foi apresentar as principais metas e ações dos departamentos e assessorias para este ano de 2026. Para Andrea Moreira Fonseca Boechat, nova economista da Adapar, trabalhar nesse setor é muito gratificante. Ela ressaltou que “a Adapar é uma agência de suma importância para o desenvolvimento do agronegócio no Paraná e fazer parte disso é um privilégio”.
Já o grupo do IDR-Paraná reuniu-se na sede do Instituto para apresentação dos chefes de departamento, bem como explanação sobre as metas, pesquisas, produtos, serviços, projetos e cadeias produtivas que fazem parte do setor. “Eu atuava no IDR-Paraná antes, como bolsista, e agora sou pesquisadora em agrometerologia, o que significa que tem muitas coisas para trabalhar na minha área”, comemorou Ângela Beatriz Costa, uma das novas profissionais do Instituto.
As atividades dos três grupos seguem até quinta-feira (29), em Curitiba, sendo que após esses eventos, os servidores se dirigem para as regionais paranaenses onde irão atuar.














