Manejo de invasoras é tema de novos livros do IDR-Paraná 01/07/2022 - 12:16

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) lançou nesta quinta-feira (30) dois livros sobre manejo de plantas daninhas, ambos dirigidos a produtores, estudantes e profissionais que atuam na assistência técnica.

“Essas obras são importante acréscimo ao acervo bibliográfico sobre o tema. Uma contribuição que, sem dúvida, terá grande impacto na adoção de boas práticas agronômicas em nosso Estado”, afirma Vania Moda Cirino, diretora de pesquisa e inovação da instituição.

O lançamento ocorreu durante a solenidade e comemoração dos 50 anos de atividades em pesquisa agropecuária do IDR-Paraná, com participação do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara.
Plantio Direto — A redução do uso de herbicidas para controlar plantas daninhas em plantio direto é a abordagem central do livro “Manejo sustentável de plantas daninhas: fundamentos para um sistema de plantio direto sem herbicida”.

A obra é uma resposta a demandas de entidades representativas de agricultores familiares preocupados com a prática de uma agricultura menos dependente de insumos externos, explica seu autor, o pesquisador Francisco Skora Neto, do IDR-Paraná.

Com quatro capítulos, descreve as características de plantas daninhas importantes aos sistemas produtivos praticados no Paraná, discute aspectos botânicos dessas espécies e sua dinâmica em relação aos cultivos comerciais para, ao final, apresentar estratégias de controle em sistemas de plantio direto sem que seja necessário recorrer ao uso de agroquímicos.

Pastagens — Autoria do pesquisador Walter Miguel Kranz, o livro “Plantas daninhas em pastagens do Paraná” é resultado de levantamento conduzido em 167 propriedades típicas de quatro grandes regiões do Estado — Primeiro e Segundo Planaltos, Terceiro Planalto, Arenito e Campos Nativos.

De caráter enciclopédico e fácil consulta, as 258 espécies de plantas daninhas, 92 anuais e 166 perenes, encontradas no levantamento são elencadas e descritas por gênero e espécie, acrescidos de nomes comuns — um grande diferencial, pois algumas delas têm várias denominações populares.

As plantas são ainda classificadas segundo a importância para a atividade agropecuária, apurada por metodologia desenvolvida pelo próprio autor. Juntamente com a descrição botânica, o autor ainda tece considerações sobre a origem e relevância, do ponto de vista agronômico, da espécie.

Aquisição — Os livros “Manejo sustentável de plantas daninhas: fundamentos para um sistema de plantio direto sem herbicida” e “Plantas daninhas em pastagens do Paraná” poderão em breve serem baixados gratuitamente no site do IDR-Paraná, em formato PDF.

Reportagem: Edmilson Gonçales Liberal