Mercosuper 2022 é aberta em Pinhais 06/04/2022 - 11:14

Nesta terça-feira, 05, foi aberta a 39ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, a Mercosuper, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Durante três dias, a feira deve reunir diversos segmentos do setor supermercadista. Ao menos 300 marcas estarão expondo nos estandes do evento. Além disso, a feira oferece uma programação de palestras e workshops para o público.  O IDR-Paraná está participando da Mercosuper deste ano, em parceria com o Sistema Ocepar e Ceasa-Paraná.  No espaço destinado ao cooperativismo, os profissionais do Instituto montaram um estande com nove cooperativas familiares assessoradas pela Extensão Rural.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da abertura oficial da Mercosuper 2022. Na oportunidade ele destacou que a feira tem importância não somente para gerar novos negócios, como também para trazer inovações para um setor responsável por inúmeros postos de trabalho no estado. O governador observou ainda que, além dos segmentos da transformação de alimentos, a Mercosuper deste ano ainda dá espaço para outros segmentos como as pequenas cooperativas. 

Esta é a primeira participação de representantes da Cooperativa Central da Reforma Agrária (CCA-Paraná) na Mercosuper. Cristiano Czycza disse que para esta feira foram reunidos produtos de cinco cooperativas do estado. "São produtos da agricultura familiar, de propriedades administradas por pequenos agricultores. Além da qualidade dos produtos, tem um fundo social, o de gerar renda, garantir a permanência desses agricultores no campo e a viabilidade das pequenas cooperativas", ressaltou. Para ele, é uma oportunidade de apresentar os produtos para outros espaços de comércio e, se possível, fechar bons negócios. Atualmente a CAA reúne vinte cooperativas no estado. 

O mel produzido em Mato Rico, por associados da Coapmel, também está presente na feira. "A expectativa é que nossa produção seja conhecida fora da nossa região e que possamos aumentar nossas vendas. O mel de Mato Rico é produzido em propriedades localizadas nos arredores de uma área de reserva legal, com a florada da gurucaia e guabiroba. O mel é uma possibilidade de gerar renda nas propriedades familiares", disse Joana Paula Humeniuk da Silva

Um pouco da produção de frutas de Campo Largo está à disposição dos visitantes da Mercosuper. De acordo com Guilherme Iareke, diretor administrativo da Cooperlargo, atualmente a fruticultura produz uma grande variedade de frutas que estão ao alcance dos consumidores. "Queríamos participar da feira para que nossa produção fosse vista não só pelos projetos institucionais, mas também por todo o mercado", afirmou. A cooperativa reúne atualmente 99 cooperados familiares. Ainda participam do estande do IDR-Paraná, a Coopertijucas; a Cooperativa Agroindustrial de Balsa Nova; a Coorganicos, de Tijucas do Sul; a Coocastel (Coooperativa da Comunidade Castelhanos), de São José dos Pinhais; a Agriman, de Mandirituba e a Coopersanta, de Alto Paraná. 

No estande do IDR-Paraná os visitantes poderão consumir o café produzido pelas mulheres do Norte Pioneiro. A extensionista Cintia Mara Lopes de Souza que acompanha as cafeicultoras, acredita que a Mercosuper mostra a produção das mulheres para um público diferente. "Não temos um espaço físico para fazer a venda do café. O comércio é feito pelas redes sociais. Na Mercosuper queremos vender para outros espaços consumidores de café de qualidade", concluiu.

Para Julian Mattos, Coordenadora Estadual de Organização Rural e Mercado do IDR-Paraná, a intenção da participação na Mercosuper é expor os produtos das cooperativas familiares para novos compradores, encontrar consumidores e levar a direção das cooperativas a fazer um exercício de marketing da sua produção. 

Reportagem: Roberto Monteiro