Novas variedades de grãos para a Região Metropolitana de Curitiba 17/04/2023 - 08:46

Um grupo de 286 agricultores participou de um dia de campo sobre milho e soja, promovido pelo IDR-Paraná, em Araucária, no fim de março. Eles vieram de Araucária, Campo Largo, Balsa Nova, Contenda e Lapa e puderam conhecer novos materiais que poderão ser cultivados em suas propriedades na próxima safra.

Durante o dia de campo os extensionistas apresentaram 21 híbridos de milho, para a produção de grãos e silagem. Os produtores também conheceram 24 cultivares de soja com diferentes ciclos.

Anualmente o extensionista Irani Castro da Silva Soares, do IDR-Paraná de Araucária, realiza um campeonato de produtividade na unidade instalada na propriedade de Roque Silvestre Deda. Segundo ele, neste ano a melhor produtividade de milho chegou a 14.921 kg/ha e a de soja ficou em 5.376 kg/ha. “É mais dinheiro no bolso do pequeno agricultor. Os diferentes materiais apresentados no dia de campo estão disponíveis para os agricultores familiares da região de Curitiba e exibem melhor performance ao realizarmos boas práticas”, afirmou Soares. Ele ainda acrescentou que além de boas sementes, o produtor precisa ficar atento ao manejo da lavoura. “É importante que o agricultor realize o manejo de solo com o plantio direto, manejo integrado de pragas (MIP) e de Doenças (MID). Além disso, é preciso seguir o zoneamento adequado para a mesorregião de plantio das culturas”, observou o extensionista.

O Dia de Campo realizado em Araucária faz parte da programação do Projeto Grãos, do IDR-Paraná, que há 15 anos é desenvolvido na Região Metropolitana de Curitiba. Para tanto, o Instituto contou com o apoio de diversos parceiros, entre instituições financeiras, empresas sementeiras, consultorias agrícolas e empresas de máquinas e equipamentos.
Para este ano, os extensionistas têm o desafio de demonstrar variedades de soja destinadas à alimentação humana, tendo em vista um crescente aumento na demanda no mercado por esse tipo de grão. Outra frente de trabalho é a introdução de novas cultivares de feijão na Unidade Demonstrativa de Araucária. Vale ressaltar que o IDR-Paraná possui diversos materiais e detém importante fatia no mercado nacional.