Polo de Pesquisa e Inovação de Paranavaí recebe visita de estudantes 26/10/2022 - 09:23

Desde o mês de setembro o Polo de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná, em Paranavaí, vem recebendo visitas de estudantes. O objetivo é fazer com que os jovens conheçam o trabalho desenvolvido pelo Instituto, bem como compreendam a finalidade das pesquisas e projetos ali desenvolvidos.

De acordo com Davi Barizão, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná que acompanha as visitas, o roteiro depende do interesse de cada turma. “Temos recebido estudantes de 3 a 17 anos. As crianças gostam de ver os animais. Já os mais velhos querem ver de perto os experimentos realizados no polo e as diferentes espécies de frutíferas. Tem também as visitas específicas, quando uma turma determina um tema previamente. Assim, os jovens podem ficar sabendo mais sobre solos, por exemplo, sua formação e os diferentes tipos existentes na região”, informou Barizão. Segundo ele, os jovens ficam curiosos para ver de perto as variedades de frutíferas como a pitaya, o abacaxi e o maracujá.

Durante a visita os estudantes conhecem a raça Purunã, desenvolvida pela pesquisa paranaense e seus cruzamentos. Outro tema que chama a atenção é o cultivo de mandioca, cultura importante para a economia da região.

A visita pode ser também apenas um “tour” pela área do Polo, dando uma visão geral do trabalho feito pela pesquisa, passando por diversos experimentos e projetos. Normalmente os jovens ficam um período de uma hora no Polo. Eles também têm a oportunidade de conversar com pesquisadores e conhecer detalhes do trabalho que está sendo desenvolvido.

Vinícius do Nascimento, 13 anos, estuda no Colégio Estadual Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em Nova Aliança do Ivaí. Ele esteve no Polo e viu na visita uma oportunidade de aprender mais sobre algo que é usual em seu cotidiano. Morador de um sítio, Vinícius ajuda o pai nas tarefas e sabe o quanto é necessário preservar o solo para que possa ser passado de geração em geração, sem que haja prejuízo na produtividade. No Polo, Vinícius conheceu o trabalho que os pesquisadores estão fazendo para manter o solo das propriedades rurais fértil e produtivo. “Precisamos cuidar de nossas terras para que elas sejam sempre férteis”, ressaltou o estudante.

A visita ao Polo de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná também pode despertar o interesse pelas Ciências Agrárias e promover a educação ambiental. A atividade está aberta a colégios municipais e estaduais da cidade e região, universidades e institutos, grupos da terceira idade e também aos centros municipais de educação infantil. O Polo tem uma área de 203 hectares, mais de 10 espécies diferentes de frutíferas, experimentos com a raça Purunã e cruzamentos, mandioca e Sistema de Plantio Direto. As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone (44) 99849-6014.

Reportagem: Roberto Monteiro