Profissional do IDR-Paraná é indicado para Prêmio Melhores do Biogás Brasil 28/03/2023 - 10:19

O Coordenador do RenovaPR, Herlon Goelzer de Almeida é um dos indicados na categoria Melhor Profissional do Prêmio Melhores do Biogás Brasil. Com votação até 31 de março, o prêmio, que está na segunda edição, evidencia iniciativas que se destacaram em 2022.

Herlon é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia de Energia, com ênfase em Fontes Renováveis de Energia. Atualmente atua como coordenador da Área de Energias Renováveis no IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater).

É indicado ao prêmio por sua atuação com o RenovaPR, programa do Governo do Paraná que facilita a instalação de sistemas de energia fotovoltaica e biogás/biometano para produtores rurais e que já investiu mais de R$ 1 bilhão em 5.662 projetos para geração de energia.

“É uma honra ser indicado a este prêmio. Durante toda a minha carreira sempre estive envolvido com o sistema de biogás, mas entendo que essa indicação é um reconhecimento pela atuação de todos os profissionais do IDR-Paraná, visto que todos os servidores do Instituto colaboraram de alguma forma para o sucesso que é o Renova Paraná”, afirma Herlon

A iniciativa do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA), busca dar visibilidade e reconhecimento ao Profissional, à Organização, além de valorizar Plantas/Unidades Geradoras de Biogás, considerando projetos em três áreas produtivas: saneamento, indústria e pecuária.

Os vencedores serão conhecidos durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 18 a 20 de abril de 2023, em Foz do Iguaçu (PR). A entrega da premiação ocorrerá em cerimônia oficial no dia 19 de abril.

Herlon concorre, nesta categoria, com os profissionais Heleno Quevedo de Lima, Marina Linck, Pedro Mateus Kohler, Tamar Roitman, Gustavo Rafael Collere Possetti, Thiago Edwiges  e Odorico Konrad.

O objetivo da categoria é destacar profissionais que ajudaram no desenvolvimento do setor do biogás no país em 2022 e, a partir da atuação, as personalidades nomeadas inspirando, inovando e ajudando a fortalecê-lo, seja por meio de pesquisa, de desenvolvimento e inovação ou de processos produtivos, na liderança de empresas ou em outras áreas de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Paranaenses indicados - Gustavo Rafael Collere Possetti, que também concorre pela categoria Melhores Profissionais, é gerente de pesquisa e inovação da Companhia de Saneamento do Paraná. Trabalha no setor de saneamento ambiental há mais de 11 anos.

A Sanepar também foi indicada para concorrer na categoria Melhor Planta Saneamento, pela Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Ouro Verde de Foz do Iguaçu. Nesta categoria, o público votante escolhe a planta ou unidade que gera biogás a partir de resíduos sólidos urbanos ou esgoto.

Nos últimos anos, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) desenvolveu diversas iniciativas associadas com o biogás de suas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), com o intuito de ratificar seu potencial de recuperação de energia.

Sobre o Fórum - O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano vai ocorrer de 18 a 20 de abril. O evento volta a Foz do Iguaçu, onde teve, em 2018, a sua primeira edição sul brasileira. Nos anos seguintes, o Fórum teve edições realizadas em Chapecó (SC), em 2019, edição online em 2021 e em Caxias do Sul (RS), em abril de 2022.

O propósito do evento é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país. A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.

Reportagem: Assessoria de Comunicação