Projeto Inclusão Produtiva Solidária inicia atividades para grupo de mulheres 17/02/2022 - 12:41

Um grupo de 24 mulheres de Roncador foi beneficiado com recursos do projeto Inclusão Produtiva Solidária, parte do Programa Nossa Gente Paraná, do governo do estado. Moradoras do distrito Alto São João conseguiram recursos para a compra de máquinas de costura, aviamentos e montaram um grupo para executar serviços de costura terceirizados.

A iniciativa tem como objetivo gerar renda para o grupo de beneficiárias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, pela falta de trabalho e renda. De acordo com Claudete Oliveira, responsável pelo Centro de Convivência do Alto São João, o projeto também tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários das mulheres.

Para apoio às atividades produtivas, as famílias beneficiárias do projeto receberam um recurso financeiro no valor total de R$ 36.000 para a execução da proposta. O recurso financeiro foi destinado pelo Estado do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os valores recebidos individualmente foram reunidos e utilizados de forma coletiva sob a orientação do IDR-Paraná. Foram adquiridos diversos itens como máquinas industriais, aviamentos, tesouras, ferro de passar industrial, cadeiras, banquetas e prateleiras. O projeto foi concretizado graças a uma parceria firmada entre a SEJUF (Secretaria da Justiça, Família e Trabalho) e Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento). A iniciativa também contou com o apoio da Prefeitura e a Secretaria de Ação Social do município que fizeram a reforma do espaço físico ocupado pelo empreendimento, além de colaborar no transporte de matéria prima e dos produtos finalizados para as fábricas, e manter um encarregado de produção que dará suporte ao grupo.

As mulheres estão passando por um processo de capacitação que terá duração de 20 horas. Em seguida, será dado início à produção. A expectativa é que com o projeto cada uma das participantes tenha uma renda de um salário mínimo. "A expectativa é que o projeto gere trabalho e renda para as famílias, possibilitando a inclusão social, a redução da pobreza e uma melhoria na qualidade de vida das famílias", observa Marinalva Oliveira, do IDR-Paraná de Roncador. A extensionista acrescentou ainda que o projeto pode contribuir para reduzir o êxodo rural, já que traz oportunidade de trabalho e renda para a comunidade.

O projeto Inclusão Produtiva Solidária integra o Programa Nossa Gente Paraná, ação do Governo do Estado do Paraná que promove atividades de inclusão produtiva para o enfrentamento da pobreza das famílias em situação de vulnerabilidade social residentes no meio rural, por meio da implantação de projetos produtivos coletivos com o objetivo de gerar renda e estimular o empreendedorismo no meio rural.

Reportagem: Roberto Monteiro