Projeto Mulheres do Café completa dez anos de conquistas 19/05/2023 - 10:08

 

O projeto Mulheres do Café do Norte Pioneiro completa uma década de existência neste ano. O projeto, coordenado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), nasceu em 2013 para incentivar as mulheres cafeicultoras da região a produzirem café especiais, que possuem maior valor comercial do que os tradicionais. Diversos eventos estão sendo realizados para comemorar a data.

No início de maio as famílias das cafeicultoras que integram o projeto participaram do Encontro das Mulheres do Café, em Pinhalão. Além de comemorarem as conquistas do projeto participaram de capacitações técnicas. Estes encontros são sempre uma oportunidade para atualizar as cafeicultoras sobre as novidades técnicas. Além de valorizar o trabalho feminino que nos últimos anos vem conquistando um destaque impensável até alguns anos atrás.

Na opinião de Cíntia Mara Lopes de Souza, extensionista do IDR-Paraná de Pinhalão e coordenadora do projeto, a metodologia usada nesse trabalho - com reuniões técnicas e discussões sobre desenvolvimento pessoal - contribui para a nova postura das cafeicultoras paranaenses. “Acredito que o projeto deu visibilidade ao trabalho que as mulheres já vinham fazendo com o café. Elas conquistaram o reconhecimento da sua importância para a cafeicultura não só entre os familiares, como também junto aos segmentos que comercializam café. Algumas famílias ingressaram na produção de café de qualidade justamente a partir do projeto”, explicou.

Premiações - Um resultado direto do trabalho das cafeicultoras é o sucesso conseguido em concursos de qualidade. Desde 2015 as mulheres estão entre as principais colocadas em premiações nacionais e estaduais. Atualmente, elas representam 50% das inscrições do concurso Café Qualidade Paraná do Norte Pioneiro. Além de valorizar o trabalho feminino, esses prêmios despertaram a atenção dos compradores de café. “A partir da visibilidade dos concursos, os compradores foram atraídos para a região Norte Pioneiro. Hoje as cafeicultoras conseguem estabelecer relações comerciais mais justas com torrefadoras, cafeterias e exportadoras de café. Antes o que se ouvia dizer era que o Paraná não tinha café de qualidade, o que mudou com as premiações dos concursos”, conta Cíntia.

A cada ano, ao fim da safra, as mulheres também participam do Cup das Mulheres do Café, uma premiação dirigida exclusivamente às participantes do Projeto. Neste caso, são formados pequenos lotes, de 30kg a 120kg, apresentando ao mercado cafés com características particulares. É mais uma forma de dar destaque à produção do Norte Pioneiro. O empreendedorismo feminino ganhou força com o projeto. Tanto assim, que já existem onze marcas próprias de café na região Norte Pioneiro.

Vencendo limites - A autonomia das mulheres ultrapassou os limites do projeto e da cafeicultura, segundo Cíntia Mara. “Hoje as mulheres se destacam pela liderança no projeto e em outros grupos como conselhos, associações e sindicatos. Elas se comunicam melhor, conseguem liderar negociações com facilidade”, lembra a extensionista. Cíntia acrescentou ainda que essa postura é um reflexo da metodologia do projeto que dá confiança às mulheres, melhora sua autoestima, empodera e fortalece o grupo.

As mulheres que participam do projeto têm, em média, 3,5 hectares plantados com café. Há uma grande diversidade de plantios. Desde cafezais antigos, até outros que foram recuperados ou renovados. Em todas as etapas as mulheres contam com a assistência técnica dos extensionistas do IDR-Paraná que acompanham as propriedades com visitas individuais periódicas para tratar de assuntos como adubação, controle de pragas e doenças, pré-colheita e colheita do café. As mulheres também participam de reuniões do grupo a cada dois meses. Treze extensionistas, entre agrônomos e técnicos agrícolas, dão o suporte técnico para as cafeicultoras. Além disso, quatro extensionistas da área social acompanham as produtoras para que elas possam participar do trabalho de desenvolvimento pessoal.

Em 2019, as cafeicultoras formalizaram a criação da Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro (Amucafé), que conta com cem associadas. A instituição já recebeu menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelo trabalho que desenvolve e vem divulgando a imagem dos cafés da região para todo o país.

O projeto - Produzir cafés especiais não é uma decisão ligada apenas ao apego, à tradição da cafeicultura, mas também ao mercado. A saca de café especial tem um valor de 40% a 50% maior do que o tradicional, gerando renda extra para as famílias. Veio daí a ideia de melhorar a remuneração dos produtores de café, cultura tradicional no Norte Pioneiro, aproveitando a mão de obra feminina.

A iniciativa surgiu em 2013 a partir de uma percepção dos extensionistas. “Percebemos que as mulheres participavam pouco dos processos de capacitação promovidos pelo IDR-Paraná e, por outro lado, aquelas que participavam contribuíam muito na adesão das famílias às novas tecnologias”, conta Cíntia Mara. “Além disso, víamos que eram as mulheres que trabalhavam no terreiro e cuidavam da parte organizacional da colheita. Pensando que a produção de café especial seria uma alternativa de renda interessante para a pequena propriedade, a mulher teria um papel fundamental nesse processo”, explica a extensionista.

Os profissionais do IDR-Paraná passaram então a realizar diagnósticos e promover formações sazonais que ensinavam as técnicas necessárias, segundo cada momento do ciclo do café, às mulheres. Eles também conversavam sobre liderança, empoderamento feminino e como trabalhar essas questões dentro da família.

O trabalho deu sinais de que estava no caminho certo em 2015 quando três produtoras do Norte Pioneiro conquistaram pódio no Concurso Café Qualidade do Paraná. O reconhecimento mostrou que o trabalho extra na lavoura valia a pena. Desde então, produtoras da região sempre figuram entre os três melhores da premiação.

Foi também naquele momento que o aspecto comercial do projeto ganhou relevância. As cafeicultoras fecharam uma parceria com uma exportadora e comercializadora dos cafés da região de Ourinhos. No primeiro ano, o café especial de Matão (distrito do município de Tomazina) foi exportado para a Austrália, Estados Unidos e diversos países da Europa. Hoje, todo café disponível no grupo com escore acima de 86, é comprado e comercializado pela empresa. A parceria também incluiu o programa Four Seasons, que dá assistência técnica às mulheres durante as quatro estações do ano a fim de obter os melhores resultados possíveis.

Atualmente o projeto Mulheres do Café abrange mais de 250 produtoras, distribuídas por quatorze grupos no Norte Pioneiro: Curiúva, Figueira, Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Joaquim Távora, Carlópolis, São Jerônimo da Serra, Ribeirão do Pinhão e Nova Fátima. E estende-se também para região do Vale do Ivaí em outros quatro municípios.