Projetos do Banco do Agricultor somam  R$ 152 milhões em investimentos no estado   07/12/2021 - 12:28

Em sete meses de atividade, o programa Banco do Agricultor já encaminhou 1.233 projetos de financiamento por meio da ação dos extensionistas do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater). Desde o mês de maio até novembro deste ano foram investidos mais de 152 milhões em atividades diversas como agroindústria, pecuária, preservação de recursos naturais, irrigação, cooperativas, energia renovável e agroecologia.

O programa está mudando a vida de produtores como Valdinei Lacerda de Lima, de Iretama, que viu a produção leiteira do seu rebanho saltar de 3,5 litros por animal/dia para 11 litros por animal/dia. Foi graças ao Banco do Agricultor que o produtor conseguiu melhorar a alimentação do rebanho e comprar animais com mais qualidade genética, o que melhorou o rendimento da sua propriedade.

Há seis anos Valdinei Lima trabalha com gado leiteiro, mas ele afirma que a realidade da sua propriedade só mudou a partir da assistência técnica prestada pelo IDR-Paraná. "Antes eu tinha umas quarenta vacas e a produção mal chegava a 140 litros por dia" conta o produtor. Numa conversa com o extensionista Jorge André Silva Fernandes, o produtor foi orientado a melhorar a qualidade genética do rebanho, desfazendo-se dos animais menos produtivos e adquirindo vacas de melhor padrão genético. Ele também foi orientado a fazer um planejamento alimentar para manter a produção. Atualmente as 21 vacas em lactação produzem 330 litros por dia.

Recentemente Lima comprou mais três novilhas holandesas e espera chegar a 400 litros/dia em breve. "Fiz o financiamento da compra dos animais no Banco do Agricultor por causa dos juros. É bem mais barato e em vinte dias o recurso saiu. Estou muito satisfeito com minha produção e com essa ajuda do governo para eu pagar menos juros no financiamento das novilhas leiteiras. Melhora demais nossa situação. O próximo passo vai ser a construção de um barracão para minhas vacas comerem na sombra o tempo todo”, disse Lima.  Ele informou que o valor total da compra das novilhas foi R$ 25.500,00. Com a subvenção dos juros pelo Banco do Agricultor, Lima vai pagar o empréstimo em oito anos e juros anuais de 1%.

Para alimentar os animais, o produtor conta com silagem de milho, de capim-açú e um alqueire onde cultiva sorgo e grama jiggs em consórcio.  "A área é dividida em piquetes e assim que termina o ciclo do sorgo, o rebanho tem a grama para se alimentar. Por enquanto é o suficiente", explica o extensionista Jorge Fernandes. Segundo ele, fazer um bom planejamento alimentar é fundamental para manter a produção leiteira.

O programa
O Banco do Agricultor é um instrumento que possibilita ao Governo do Estado conceder subvenção dos juros de empréstimos feitos por produtores, cooperativas e associações de produção, comercialização e reciclagem. O programa também é voltado para investimentos em agroindústrias familiares, além de projetos que utilizem fontes renováveis de geração de energia e programas destinados à irrigação.

A concessão de subvenção econômica com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) na forma de equalização de taxas de juros, integra a política de desenvolvimento do Paraná para estimular atividades econômicas, mediante a qualificação de beneficiários e o suporte financeiro a operações de crédito operadas pela Agência de Fomento do Paraná S.A e o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

Pode se beneficiar do Banco do Agricultor qualquer pessoa física ou jurídica com faturamento de até R$ 360 mil no ano-calendário. O programa oferece operações de microcrédito para micro, pequena e média empresa; para produtor rural; agroindústria familiar; cooperativas da agricultura familiar; cooperativas de produção, de comercialização e de reciclagem e para associações regularmente constituídas. Pessoas físicas ou jurídicas, independentemente de seu porte, podem pedir financiamento de projetos que utilizem fontes renováveis de geração de energia e projetos de irrigação por qualquer sistema, modalidade ou método. Informações sobre o programa Banco do Agricultor podem ser obtidas nos escritórios do IDR-Paraná em todo o estado.