Protagonismo feminino no agro: 40 mil mulheres comandam atividades rurais no Paraná 25/09/2023 - 11:10

Número é ainda maior somando-se as mulheres que integram famílias agricultoras

Elas sempre estiveram nos bastidores do universo agro, mas a cada ano as mulheres têm conquistado mais espaço e reconhecimento em suas atividades. Além daquelas que conduzem seus próprios negócios - no Paraná são mais de 40 mil, segundo dados do Censo Agropecuário de 2017 - a contribuição feminina é fundamental para os empreendimentos familiares no meio rural.

A técnica Flávia Leão Almeida Silva, do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), dá assistência a diversos produtores do estado e observa que as mulheres sempre trabalharam na produção rural, mas até alguns anos atrás não recebiam a devida visibilidade. “Hoje elas estão mais inseridas no mercado de capacitação, treinamento e comercialização. Além disso, elas se ajudam e criam grupos mais unidos. Quando precisamos de um trabalho de mobilização da comunidade, são elas que estão puxando a família e as lideranças.”

O Prêmio Orgulho da Terra, que nasceu em 2021 com o objetivo de destacar os produtores rurais com melhores práticas no agronegócio, terá pela segunda vez uma categoria dedicada às Mulheres no Agro. Em 2022, a homenageada foi a zootecnista Andressa Seliger Barbosa. Ela criou junto à prefeitura de Ponta Grossa uma feira especializada em suculentas. Com a pandemia, a feira teve de ser interrompida e Andressa expandiu seu negócio através das redes sociais.

Atualmente ela também faz parte da Feira do Produtor de Ponta Grossa, onde é muito reconhecida pelo prêmio recebido no ano passado. “Muitos destes clientes hoje vêm conhecer nossa estufa. A homenagem também foi importante para que eu participasse ainda mais do universo das mulheres no agro.”

Outra categoria entre as 17 que serão homenageadas no Prêmio Orgulho da Terra é a do Café. Na edição 2022, a produtora Sirlei da Cruz Carvalho, de Joaquim Távora, foi homenageada junto com o marido, Edson Messias de Carvalho. Em seu município ela é coordenadora do grupo Mulheres do Café, projeto do IDR-Paraná que há dez anos promove cursos, capacitações e encontros para incentivar mulheres que desejam empreender na produção de cafés especiais.

Junto aos temas Café e Mulheres no Agro, a terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra, que acontece em 21 de novembro, vai homenagear ainda as seguintes categorias: aves, erva-mate, feijão, bovinocultura de leite, suínos, piscicultura, agricultura orgânica, agroindústria, bovinocultura de corte, inclusão social, sericicultura, soja e milho, sucessão, tecnologia e turismo rural.

As indicações para o Prêmio são feitas por um grupo de técnicos do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, que avaliam os empreendimentos sob a perspectiva social, ambiental e econômica. O tema deste ano é “Desenvolver sem esgotar”. O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo Ric, que dá visibilidade às propriedades premiadas com uma série de reportagens feitas pelo programa RIC Rural, transmitido todos os domingos na RICtv Record TV para todo o estado.