Show Rural Coopavel abre edição 2026 com inovação, tecnologia e valorização das agroindústrias familiares 09/02/2026 - 12:27
O Show Rural Coopavel começou no dia 8 de fevereiro, em Cascavel (PR), consolidando-se mais uma vez como a maior feira técnica do agronegócio da América Latina. Realizado no Parque Tecnológico Coopavel, o evento segue até 13 de fevereiro e reúne mais de 600 expositores nacionais e internacionais, apresentando soluções em tecnologia, inovação e sustentabilidade para o setor agropecuário.
Logo nos primeiros dias, a feira registrou grande movimentação e expectativas positivas. Presente na abertura, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Marcio Nunes, destacou a importância dos investimentos do Governo do Estado na valorização das agroindústrias e na agregação de valor à produção rural. Segundo ele, o espaço destinado às agroindústrias representa um ciclo estratégico de desenvolvimento no campo.
“Este espaço simboliza inovação, tecnologia e conhecimento, reunidos em um ambiente que valoriza a transformação da produção agropecuária. É o café que vira produto, a uva que se transforma em vinho, o leite em queijo. Esse investimento, com apoio do Governo do Estado, fortalece o ciclo do alimento sustentável, gera renda, oportunidades e garante que o produtor permaneça no campo com dignidade”, afirmou o secretário.
Na sequência, o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, destacou a importância do evento para o Paraná e para o Brasil. Segundo ele, o Show Rural concentra o que há de mais avançado em tecnologia e inovação no campo e reforça a presença da agricultura familiar dentro da feira, por meio do Sistema Estadual de Agricultura, atualmente coordenado pelo IDR-Paraná.
Natalino também comemorou a ampliação do espaço destinado às agroindústrias familiares, classificando a iniciativa como a realização de um sonho. O novo pavilhão, segundo ele, é resultado de uma construção coletiva, com apoio da Coopavel, FETAEP, Itaipu, do Governo do Estado, da Secretaria da Agricultura e do próprio IDR-Paraná. “Esse é o jeito do governo apoiar os pequenos agricultores, gerar agregação de renda e garantir mais dignidade, qualidade de vida e permanência do produtor no campo”, afirmou.
A coordenadora estadual de Agroindústria do Paraná e engenheira de Alimentos do IDR-Paraná, Karolline Silva, ressaltou que a inauguração do novo barracão representa um avanço histórico para a feira e para as agroindústrias da região. O espaço foi ampliado de pouco mais de 400 metros quadrados para mais de mil metros quadrados, proporcionando mais conforto aos expositores e visitantes, com corredores amplos e ambiente mais acolhedor.
De acordo com Karolline, o local reúne produtos tradicionais da agricultura familiar, como cucas, geleias, salames e vinhos coloniais, além de novidades, incluindo agroindústrias que participam pela primeira vez do evento e lançamentos relacionados à certificação sanitária. Para ela, a feira funciona como uma vitrine estratégica de negócios. “Além do contato direto com o consumidor, é um espaço que amplia mercados, gera oportunidades comerciais e permite que o produtor apresente não só o produto, mas também a sua história”, destacou.


















