Sustentabilidade e conectividade são temas da participação do IDR-Paraná na 51ª Expoingá 30/04/2025 - 14:17

 

Na próxima quinta-feira, dia 8, tem início a 51ª Expoingá (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá-) promovida pela Sociedade Rural de Maringá. Tradicionalmente o IDR-Paraná participa da feira e neste ano a proposta é mostrar a trajetória da Extensão Rural no estado e sua importância para a produção sustentável de alimentos. Além disso, a conectividade do meio rural com diferentes segmentos da sociedade norteia o trabalho do Instituto durante a feira. O público poderá conhecer novas ferramentas e tecnologias aplicadas na produção de alimentos. A Expoingá vai até o dia 18 e será realizada no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.

O espaço do IDR-Paraná, a Fazendinha, foi organizado em parceria com a UEM (Universidade Estadual de Maringá), Prefeitura, SETI (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) e Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná). São onze unidades didáticas distribuídas em uma área de nove mil metros quadrados. O espaço faz parte do Agromuseu e reúne um conjunto de métodos de extensão rural que difundem tecnologias e inovações para o campo, promovendo o desenvolvimento rural. Toda a área da Fazendinha está integrada por um projeto paisagístico que torna o ambiente amistoso para os visitantes e pode servir de modelo para propriedades rurais. Há também uma programação de eventos técnicos voltados a diferentes áreas de interesse do produtor rural.

Os organizadores esperam receber mais de cem excursões de agricultores familiares, além de alunos de colégios agrícolas, escolas públicas e privadas, universidades e instituições de toda a região Noroeste. Cerca de cem organizações da agricultura familiar (cooperativas, associações, agroindústrias e empreendedores) devem participar das atividades na Fazendinha. Profissionais de diversas áreas estarão no espaço para prestar esclarecimentos ao público.

Conectividade

O espaço da Fazendinha mostrará as raízes do agro na região e o futuro da atividade, com a produção sustentável de alimentos e novas tecnologias. O tema vai ao encontro do mote da Expoingá deste ano, “O agro conecta”. De acordo com representantes da Sociedade Rural de Maringá, o agro deve ser visto como um setor que conecta pessoas, promove o encontro entre produtores, pesquisadores e empreendedores e impulsiona a inovação e negócios. Além disso, a conectividade também está presente nas novas tecnologias, máquinas de ponta, inteligência artificial e práticas sustentáveis que hoje fazem parte da rotina dos produtores rurais. O agro também conecta a agricultura familiar ao mercado, valorizando pequenos produtores e fortalecendo sua participação na economia.

O IDR-Paraná, por meio da Fazendinha, mostra que é possível aliar a produção agropecuária e a preservação ambiental, a partir do uso de conhecimento e novas tecnologias. Neste aspecto, o papel da Extensão Rural tem sido relevante, pois os profissionais do Instituto estão ao lado dos produtores, levando inovação e conhecimento ao campo.

Entre as atividades apresentadas na Fazendinha, está o Turismo Rural que vem despontando como uma iniciativa que pode contribuir para melhorar a geração de renda nas comunidades rurais. O visitante poderá conhecer as rotas de turismo rural do estado, conversar com extensionistas a respeito da implantação de projetos turísticos nas propriedades ou ainda visitar a réplica de uma casa de colono dos anos 1950.

Na unidade de Agroecologia e Olericultura os extensionistas vão expor hortas sustentáveis, o SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças) e a produção de biofertilizantes e bioinsumos.

A criação de abelhas sem ferrão, a meliponicultura, também tem destaque com orientações sobre diferentes espécies e sua importância para a sustentabilidade ambiental. Os interessados poderão ainda conhecer produtos e equipamentos apícolas, bem como as plantas que fornecem alimento para as abelhas. A sustentabilidade estará presente na unidade que explora energias renováveis. Os técnicos vão prestar esclarecimentos a respeito das políticas públicas que estimulam a implantação de projetos de energia própria com o uso de placas solares ou biodigestores. Uma feira da Agroindústria Familiar vai reunir o que há de melhor em produtos alimentícios feitos na região.

Como a cafeicultura faz parte do DNA de Maringá, a atividade não poderia faltar na Fazendinha. O cultivo de café irrigado, variedades, tipos de torras, a produção de cafés especiais e a comercialização/exportação de café serão alguns temas tratados na unidade dedicada à cafeicultura. O Museu do Café vai mostrar um acervo de peças ligadas à história dessa cultura.

Cooperativas

Nove cooperativas de agricultores familiares da região de Maringá vão expor seus produtos e serviços na Fazendinha. A Ceasa, além de mostrar ao público frutas e verduras, vai divulgar o trabalho de interação entre produtor e consumidor nas centrais do estado.

A Adapar vai apresentar os programas e protocolos para a certificação, sanidade animal e vegetal de produtos agropecuários. Os profissionais vão debater com os visitantes o controle do greening, cigarrinha do milho, brucelose, tuberculose, raiva e influenza aviária. Como a água vem se tornando um recurso cada vez mais valorizado, os extensionistas farão demonstrações de proteção de nascentes e tratamento de dejetos na área rural. O IDR-Paraná também preparou uma série de eventos técnicos durante os onze dias da feira.
Veja a programação a seguir:

 

10.05- 9h- Oficina Soja e Abelha

Unidade Didática de Apicultura do Agromuseu

 

12.05 - 10h- Oficina de Produção de Hidromel

Unidade Didática de Apicultura do Agromuseu

 

12.05- 18h- Encontro de Jovens Rurais

Centro de Eventos II

 

13.05- 8h- Forum Energias Renováveis

Centro de Eventos II

13.05- 13h- Encontro de Horticultura-

Centro de Eventos II

 

14.05- 9h- Simpósio de Sanidade Agropecuária

Manejo do Greening

Centro de Eventos II

 

14.05 - 13h30- Encontro de Produtores de Uva-

Casa da Uva- Marialva

 

14.05- 14h- Forum Turismo Rural

Centro de Eventos II

 

14.05 - 14h- Simpósio de Sanidade Agropecuária

Influenza Aviária

Auditório Luiz Penha

15.05- 10h- Palestra Alta Produtividade na Apicultura-

Espaço Sebrae do Agromuseu

 

15.05- 13h30- Encontro de Prefeitos e Secretários

Municipais de Agricultura e Meio Ambiente

Centro de Eventos II

 

15.05 - 14h- Oficina de Produção de Bioinsumos

Unidade Didática de Horticultura

 

15.05- 19h- Reunião Pecuária Moderna

Palestra Lavoura/Carne

Auditório Luiz Penha

 

16.05- 9h- Encontro de Mulheres

Centro de Eventos II

 

16.05- 14h- Encontro de Produtores de Leite

Centro de Eventos II

 

16.05- 14h- Oficina de degustação guiada de café

Espaço Sebrae do Agromuseu

 

16.05- 16h- Encontro de Bovinocultura de Corte

Auditório Luiz Penha

 

17.05- 9h- Oficina Soja/Abelha-

UD de Apicultura do Agromuseu