Vencedores do Prêmio Orgulho da Terra serão conhecidos em dezembro 03/12/2021 - 09:46

Os vencedores do 1º Prêmio Orgulho da Terra serão conhecidos em dezembro. O prêmio reconhece as melhores práticas econômicas, ambientais e sociais do agronegócio paranaense e é uma iniciativa do Grupo RIC, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-IAPAR-Emater (IDR-Paraná) e o Sistema Ocepar.

Doze propriedades serão homenageadas com o Troféu Orgulho da Terra no dia 7 de dezembro, juntamente com a Personalidade do Ano do agronegócio, em solenidade que será realizada na sede do IDR-Paraná, em Curitiba. A história completa do prêmio será divulgada no programa RIC Rural, da RIC Record TV, nos dias 12 e 19.

Um Comitê de Notáveis composto pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação da Agricultura do Estado Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) examinou dezenas de propriedades indicadas pelo IDR-Paraná e pelo Sistema Ocepar para as 12 categorias.

Com base nos pilares de crescimento econômico, social e ambiental, os técnicos verificaram como os empresários rurais aplicam as melhores práticas para alcançar altos padrões de qualidade na produção.

Essa análise resultou na escolha dos melhores cases em Suínos; Aves; Soja e Milho (Grãos); Bovinocultura de Leite; Feijão; Bovinocultura de Corte; Piscicultura; Turismo Rural; Agroecologia (Agricultura orgânica); Sericicultura (criação de bicho-da-seda); Inclusão Social e Agroindústria.

As propriedades eleitas estão recebendo a visita dos jornalistas Rose Machado e Sérgio Mendes, apresentadores do programa RIC Rural, que vão mostrar em detalhes o dia a dia de cada uma, destacando as práticas que fazem delas exemplos inspiradores para todo o setor do agronegócio.

Para ampla disseminação das técnicas e estratégias de gestão das propriedades, além do papel social que exercem na sociedade, os cases serão compartilhados em reportagens do programa RIC Rural, e também nas plataformas digitais do programa e no portal RIC Mais, além de matérias na Record News.

De acordo com o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, o instituto tem a missão de gerar o desenvolvimento rural no Estado. E valorizar as boas práticas no campo ajuda a incentivar o agricultor na busca de tecnologias que garantam uma produção mais sustentável e com qualidade. “Temos orgulho em participar desta iniciativa e valorizar, de alguma forma, quem se destaca no campo e assim incentivar a produção com qualidade e responsabilidade”, afirma Natalino.

“Nosso objetivo é avaliar todas as iniciativas dos produtores, desde as condutas que contribuem para uma sociedade forte e diversificada, quanto as atitudes que destacam o compromisso com a sustentabilidade e o crescimento econômico. O Prêmio Orgulho da Terra tem forte olhar para os produtores engajados e com competência técnica para o desenvolvimento de propriedades sustentáveis”, explica o presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli.
José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, ressalta que o prêmio é uma oportunidade de promover um ambiente favorável para a melhoria da qualidade produtiva. “Os cases selecionados terão visibilidade na mídia e, com certeza, servirão de modelo para que as boas práticas nas diferentes áreas sejam replicadas por outros produtores. Este é o principal legado do Prêmio Orgulho da Terra. As cooperativas participaram nos segmentos de aves e suínos, onde se destacam sanidade, rastreabilidade, bem-estar animal e sustentabilidade, preocupadas em oferecer produtos com qualidade garantida na origem”, arremata.

Fonte: Agência de Notícias de Paraná