Sericicultura

Sericicultura
Sericicultura
Sericicultura
Sericicultura
Sericicultura
Sericicultura
Sericicultura
Amoreiras
Seda

 

A Sericicultura é uma importante atividade produtiva, para o Estado do Paraná, é um bom negócio para agricultura familiar, e possibilidade de diversificação na pequena propriedade, com geração de renda mensal, durante 9 meses ao ano. Portanto é uma atividade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

O Estado do Paraná produz aproximadamente 85% da produção nacional de casulos verdes e das 3,025 mil toneladas de casulo produzido nacionalmente é responsável por uma produção de 2,505 mil toneladas. O Estado possuía na safra 2017/2018, 1.984 sericicultores explorando uma área de 4.069 há, abrangendo 166 municípios, distribuídos em 19 regiões que tem na Sericicultura fonte de renda para muitas propriedades da agricultura familiar.

A Produção nacional cresceu 12% na ultima safra e 9% no estado do Paraná, com grandes avanços na produtividade média ao redor de 616 kg/ha. Atualmente, existem inovações que permitem reduzir a penosidade do trabalho e torná-la atrativa para a sucessão familiar. Na Macro Região Noroeste é onde se concentra o maior volume de produção, que conta hoje com 1.014 produtores, 1.116 barracões, 3.340 pessoas envolvidas, 2.204 hectares com amoreiras, uma produção de casulos verdes de 1.461.861 kg, valor bruto da produção de R$ 28.506.289,00/ano, transformados em 231.595 kg de fios de seda, em torno de U$ 13.895.700,00 em exportação e a atividade está presente em 74 municípios da Macro, dados referente à safra 2017/2018 (DERAL). 

Por ser a região mais expressiva a macro Noroeste iniciou em 2014 um trabalho pioneiro de acompanhamento em 18 Unidades de Referência (agricultores familiares/sericicultores/colaboradores), localizados nos municípios de Alto Paraná, Altônia, Astorga, Cruzeiro do Sul, Ivaté, Iretama, Indianópolis, Luziânia, Mandaguaçu, Nova Esperança, Santa Cruz do Monte Castelo, Tapira, Tuneiras do Oeste e Xambrê. Através destas unidades pretende-se difundir/transferir e inovar tecnologia junto aos demais produtores de seda da Macro Região.

Sendo uma atividade que atualmente deixa uma boa margem de renda em pequenas áreas de exploração, pode ser uma boa opção de trabalho e renda para outras famílias de agricultores nas outras macrorregiões do estado. Através de uma equipe estruturada o trabalho pode ser implantado em outras macrorregiões em que a atividade está presente e a equipe estadual pode dar o apoio necessário para início de estratégias semelhantes e tem na Fiação de Seda Bratac, Iapar e Universidades, parceiros importantes no apoio e colaboração para a implantação do trabalho.

O IDR- Paraná, vinculado ao governo estadual, com a missão de promover o desenvolvimento rural sustentável, faz da Sericicultura um de seus projetos estratégicos para aumentar a renda dos agricultores familiares, através do aumento da produção, da produtividade e atuar na sustentabilidade ambiental, pois a atividade já é considerada uma produção limpa por não usar nenhum tipo de agrotóxico. Pensando no desenvolvimento da atividade para os próximos anos, e a viabilidade da cadeia produtiva, a equipe da Câmara Técnica da Seda estruturou um plano de desenvolvimento e sustentabilidade da sericicultura para os próximos 10 anos, apresentado ao secretário de agricultura do estado em setembro de 2019. Também se credencia em buscar alianças com o setor público e privado para atender as principais demandas de ATER, tendo em conta a sua capilaridade e experiências bem-sucedidas e comprovadas na geração de oportunidades na diversificação com outras atividades. Está diretamente comprometida com a sustentabilidade ambiental, melhoria da ergonomia e das oportunidades de trabalho no campo, onde para cada hectare cultivado gera em média 1,0 empregos diretos e de 1,0 indiretos na atividade urbana, envolvendo os demais setores.

Conta hoje com uma equipe de 25 extensionistas nas regiões de Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí, Umuarama, Ivaiporã e Laranjeiras do Sul, com potencial de ampliação de atendimentos para as regiões de Santo Antônio da Platina, Apucarana, Londrina e Cornélio Procópio.

 
Objetivo Geral.

Contribuir com o desenvolvimento rural sustentável, acompanhando/ implantando a Sericicultura em polos de produção, diferenciado pelo aumento da renda através da qualificação da produção, tornando-a competitiva e referencial, com qualidade de vida para os agricultores familiares.

 
Obejetivos Estratégicos
  • Melhorar a fertilidade dos solos com ênfase em manejo do solo, quanto à calagem e adubação, com apoio e parceria do IDR-IAPAR-EMATER, buscar nova metodologia de cálculos para recomendações;
  • Divulgar e introduzir novas variedades de amoreiras – conjuntamente com a pesquisa;
  • Renovar áreas antigas – em parcerias indústrias de seda e prefeituras municipais;
  • Elaborar e acompanhar projetos de financiamento, para custeio e investimentos, como sugestão PRONAF e Programa de Modernização da Agricultura e Conservação dos Recursos Naturais (MODERAGRO/BNDES);
  • Divulgar e introduzir novos equipamentos para colheita de ramos de amoreira, desinfecção, limpeza, manejo da criação, automatização de bosques, distribuição de ramos, colheita e limpeza de casulos; Buscar Programa Trator Solidário, com linha de baixa potência para atender aos sericicultores e outras atividades;
  • Incentivar e apoiar as prefeituras municipais para que criem através de leis municipais de incentivos a agropecuária local, inserindo também a sericicultura;
  • Buscar integração com outros processos econômicos e estratégicos café, fruticultura, urucum, projeto madeira, mandioca, avicultura, leite, como complemento de renda da pequena propriedade;
  • Assessorar o acompanhamento técnico e econômico da atividade;
  • Integrar: extensão, pesquisa, organização dos produtores, setor de comercialização e políticas públicas, visando o fortalecimento da Câmara Técnica do Complexo da Seda do Estado do Paraná, bem como na realização de encontros, seminários, dias de campo, excursões técnicas e cursos;
  • Alocar técnicos do Instituto IDR, regionalizados, para atendimento a atividade;
  • Elaborar e executar Programa de Capacitação e Treinamento, para técnicos e sericicultores em parceria com: IDR- Paraná, SEAB, Fiação de Seda BRATAC, ABRASEDA, FETAEP, MDA, SENAR e Câmara Técnica do Complexo da Seda do Estado do Paraná;
  • Buscar alternativas aos Sericicultores para o período da entressafra;
  • Incentivar moradias no meio Rural, através de programas estaduais e federais;
  • Atuar na formação e gestão das organizações associativas de produtores visando principalmente à busca de novos nichos de mercado;
  • Promover ações de marketing e participar nas coberturas jornalísticas para formação de opinião pública favorável à produção e ao consumo da seda paranaense.
  • Buscar junto ADAPAR, Ministério Público, Empresas de Aviação Agrícola, Prefeituras, Câmara de Vereadores e produtores entendimento quanto à deriva com agrotóxicos.
  • Acompanhar as Unidades de Referência em Sericicultura, já instaladas
  • Implementar o Programa de Desenvolvimento da Sericicultura Paranaense.
 
Desafios, oportunidades e ações prioritárias
 
Parcerias Estratégicas

Entidades Governamentais:
SEAB/ADAPAR, MAPA, CONAB, Banco do Brasil, Prefeituras, Câmara Técnica do Complexo Seda do Estado do Paraná e Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fibras Naturais.

Pesquisa oficial:
EMBRAPA.

Ensino;
UEL, UEM, UNIOESTE, UNICESUMAR, UNINGÁ

Iniciativa Privada:
Associações/cooperativas de produtores; SICREDI, CRESOL, SICOOB, FAEP/SENAR FETAEP, SEBRAE, Fiação de Seda Bratac, ABRASEDA, O Casulo Feliz,  e revenda insumos e máquinas.

 

Extensão:

Oswaldo da Silva Pádua
Técnico Agrícola - Coordenador Estadual do Programa Sericicultura

Pesquisa:

Ruy Seiji Yamaoka
Dimas Soares Júnior