Agroindústria paranaense será homenageada no Prêmio Orgulho da Terra 2023 09/10/2023 - 14:29

Diversificada e em franco crescimento, a agroindústria familiar no Paraná é mais do que a transformação de alimentos e a venda dos produtos pelos agricultores familiares: a atividade vem despontando como um motor para o desenvolvimento e o fortalecimento das economias locais nas diversas regiões do estado. Como efeito, promove também a diversificação produtiva, o resgate dos valores culturais, estimula as boas práticas relacionadas à sustentabilidade ambiental e à sucessão familiar. Apoiada por programas do Governo do Paraná como o Coopera e o Susaf/PR – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, a agroindústria ganha mais visibilidade com o Prêmio Orgulho da Terra, que anualmente homenageia propriedades rurais paranaenses pela excelência de suas práticas.

Em Guarapuava, o produtor Márcio de Oliveira dá um bom exemplo. Ele realiza junto com sua família todas as etapas para a produção e comercialização das bolachas de polvilho que aprendeu a fazer com a mãe. Há 13 anos ele perdeu a visão e diante das poucas oportunidades de trabalho na cidade, se mudou para a área rural do município. A deficiência visual, no entanto, nunca foi impeditivo para o empreendimento agroindustrial. “Até hoje não encontrei limitações para fazer meu trabalho. Dou conta de tudo que deve ser feito no sítio”, conta Márcio.

Em 2022, ele foi homenageado no Prêmio Orgulho da Terra na categoria agroindústria. “O Prêmio foi importante para a divulgação do nosso trabalho como pequenos produtores. Nos ofereceu mais segurança e oportunidades, além de valorizar nosso produto”, conta Márcio. O IDR-Paraná, que contribui nas indicações da premiação, assessora tecnicamente mais de mil agroindústrias com acompanhamento, orientação e capacitação.

Além do IDR-Paraná, participa da seleção de indicados ao Prêmio o Sistema Ocepar - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. Os empreendimentos são avaliados sob a perspectiva social, ambiental e econômica. O tema deste ano é “Desenvolver sem esgotar”. O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo Ric, IDR-Paraná e Ocepar que dá visibilidade às propriedades premiadas com uma série de reportagens feitas pelo programa RIC Rural, transmitido todos os domingos na RICtv Record TV para todo o estado. 

O Prêmio Orgulho da Terra, que será entregue em 21 de novembro, vai homenagear, além da agroindústria, as seguintes categorias: agroecologia, aves, café, erva-mate, feijão, bovinocultura de leite, suínos, piscicultura, agricultura orgânica, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão, tecnologia e turismo rural.