Agudos do Sul inaugura rota de turismo rural que valoriza a vida no campo entre colinas e araucárias 18/12/2025 - 17:09
Em meio a paisagens onduladas, aroma de prados e sabores que contam histórias, Agudos do Sul inaugurou, no último fim de semana (12 e 13), a Rota de Turismo Rural Entre Colinas e Araucárias – um novo convite para vivenciar a vida no campo de forma sensorial e acolhedora. A iniciativa é resultado do trabalho do IDR-Paraná, que articulou conhecimento técnico, capacitação e acompanhamento aos agricultores, integrando o programa de Turismo Rural da Região Metropolitana de Curitiba e as ações de promoção social e cidadania por meio do projeto Renda Agricultor. Assim, as propriedades rurais foram transformadas em experiências autênticas e inspiradoras para moradores e visitantes.
A construção da Rota foi resultado de um processo cuidadoso de capacitação e acompanhamento dos agricultores e empreendedores locais, conduzido pelas técnicas Delma Fabíola Ferreira da Silva, zootecnista, e Midiam Silva Duarte, economista doméstico. “O projeto para o desenvolvimento de uma rota turística no auxílio da agricultura foi requerido pela prefeitura de Agudos do Sul. Então, desde maio deste ano estamos trabalhando com os produtores e eles foram muito colaborativos”, explica Delma.
Ela conta que, ao longo de um curso estruturado em seis módulos, 20 participantes tiveram acesso a conteúdos como desenvolvimento de produtos de turismo rural, atendimento ao cliente, precificação, vendas e análise de estudos de caso, além de visitas técnicas a propriedades consolidadas em São José dos Pinhais, que serviram de inspiração e aprendizado prático.
Durante o percurso de implantação, o IDR-Paraná esteve presente nas propriedades, orientando ajustes, qualificando produtos e apoiando as adequações necessárias para receber visitantes com qualidade e segurança. Como etapa final, os participantes apresentaram suas propostas a uma banca formada por três agentes de turismo rural, recebendo avaliações e sugestões que contribuíram para o aprimoramento das experiências ofertadas ao público. “O IDR-Paraná tem essas atividades para o produtor agregar renda e contribuir com o desenvolvimento no meio rural, o que é muito gratificante”, diz a zootecnista.
Delma também comenta sobre a receptividade do público que já foi conferir a nova Rota. “Os visitantes nos contam que têm saído com a melhor das impressões e que amaram a experiência. É um turismo diferenciado mesmo, com a participação da família produtora e conhecimento das culturas que estão sendo produzidas – isso traz uma sensação de pertencimento a esse meio, que transcende o simples lazer”, observa.
A Rota Entre Colinas e Araucárias inicia suas atividades com cinco propriedades preparadas para acolher visitantes e valorizar a produção local: o Valle dos Morangos, integrante da rota estadual Morangos Paraná; a Ervamate-terapia, que faz parte da rota estadual da erva-mate; a Chácara Formosa, com colhe-pague de orgânicos; a Chácara Recanto dos Magos, dedicada ao colhe-pague de frutas; e o Pesque-Pague JC. Juntas, elas compõem um roteiro que une natureza, sabores, saberes e hospitalidade, fortalecendo a renda no meio rural e aproximando o público urbano da vida no campo.














