Alunos e docentes marcam presença na II Semana Frutifica Paraná 17/10/2023 - 16:16

O evento, organizado pelo IDR-Paraná, visa fomentar a atividade da fruticultura de clima temperado no estado

Começou, nesta terça-feira,17, a II Semana Frutifica Paraná. Até o dia 19 cerca de 650 alunos de 15 instituições de ensino de diversas regiões do estado vão ter acesso a tecnologias para o cultivo de diversas espécies de frutas. Organizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) o evento acontece na Estação de Pesquisa da Lapa e recebe estudantes do nível técnico e superior.

Para Juliano de Souza Lima, coordenador da Estação, o evento auxilia os estudantes que logo estarão em campo. “É importante repassar as tecnologias e informações sobre as culturas de fruticultura de clima frio. Esse ano estamos trabalhando com as culturas da maçã, uva, pera; das frutas de caroço – pêssego, ameixa e nectarina -, as pequenas frutas – amora, framboesa e mirtilo – e também com a agroindústria ligada a fruticultura”.

Conhecer sobre a propagação vegetativa, os manejos, as cultivares mais importantes dentro de nossa região e o networking é fundamental para os alunos segundo a professora Sandra Regina Cabel, da PUC-PR. “Esse ano estamos com 60 alunos nesse evento que tem um formato maravilhoso. Eles podem ver de perto as pesquisas que o IDR-Paraná realiza com muita excelência e ver na prática o que é passado em sala de aula”.

Para o estudante Daniel Baraldi, o evento é interessante por unir as turmas em circuitos. “É muito bom acompanhar os tópicos em estações, assim todos interagem e observam tudo de perto”.  

A Semana Frutifica Paraná conta com a parceria da Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Ceasa/PR (Centrais de Abastecimento do Paraná).