Bacia do Miringuava tem projeto de Desenvolvimento Sustentável 26/08/2021 - 16:39

Uma parceria entre a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), a InvestParaná e o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) está implementando um projeto de desenvolvimento econômico, social e ambiental na área de manancial da Bacia do Rio Miringuava, em São José dos Pinhais. O objetivo da ação é promover a agricultura conservacionista e sustentável na localidade, bem como promover mecanismos para melhorar a comercialização dos produtos locais e incentivar o turismo local. Atualmente a bacia é responsável por fornecer água para 250 mil pessoas, mas com a barragem deve passar a abastecer mais de 600 mil pessoas. Além disso, a Bacia do Miringuava concentra uma das maiores densidades de produção de hortaliças do estado e alguns atrativos turísticos, o que demanda um cuidado especial com a área.

Plano
Na última terça-feira (24) representantes das instituições se reuniram com lideranças de São José dos Pinhais para apresentar as ações já desenvolvidas na bacia. Daisy Mara Maia, gestora socioambiental da Sanepar, apresentou o Plano de Desenvolvimento Socio Territorial do Miringuava (PDST) e também falou sobre o que já foi feito desde o início das obras da barragem. A parceria entre InvestParaná, Sanepar e IDR-Paraná também pretende promover uma agricultura mais sustentável na região, um programa de pagamento por serviços ambientais e realizar ações que melhorem a qualidade de vida dos moradores da região.

O território da bacia hidrográfica do Miringuava figura como umas das principais áreas de produção de hortaliças da Região Metropolitana de Curitiba e do Paraná. Por essa razão os profissionais do IDR-Paraná estão levando aos produtores algumas práticas como o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, o manejo da irrigação por meio de sensores e aplicativos, e a produção de insumos biológicos nas propriedades rurais. De acordo com Tiago Hachmann, do IDR-Paraná de São José dos Pinhais, essas ações têm como objetivo transformar a agricultura praticada atualmente em uma agricultura mais limpa, sustentável e rentável. "Com essas ações, espera-se uma redução no uso de água para a irrigação, bem como uma diminuição do uso de agrotóxicos, contribuindo para a melhoria na disponibilidade e qualidade da água para o abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba", observou Hachmann.

Vocações Sustentáveis
As propriedades da Bacia do Miringuava também serão beneficiadas pelo Programa de Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), programa do governo do estado lançado este mês que busca valorizar a cultura e os produtos locais. De acordo com o assessor técnico da InvestParaná, Bruno Banzato, o programa estadual vai complementar as ações já desenvolvidas pelo Planejamento de Desenvolvimento Socio Territorial do Miringuava, do município.

O objetivo do programa é promover os produtos característicos da bacia no mercado regional, nacional e até internacional, uma vez que a bacia está localizada próxima ao Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná