Boletim agrometeorológico do IDR-Paraná de abril mostra boa precipitação de chuvas e temperaturas mais amenas 06/05/2022 - 14:29

Boletim agrometeorológico do IDR-Paraná de abril mostra boa precipitação de chuvas e temperaturas mais amenas

Abril foi caracterizado por precipitações com distribuição espacial bastante heterogênea no Paraná (Figura 1). De modo geral a região Sudoeste e Oeste registraram os maiores acumulados de chuva. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, choveu 297,6 mm. Observa-se que as chuvas diminuíram à medida que se avança para a região Norte do Estado. Os menores quantitativos foram registrados no Norte Pioneiro. Em Jaguariaíva, por exemplo, choveu apenas 23,4 mm.
 

figura 1

Figura 1. Precipitação total em abril de 2022 no Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar

 

Com relação ao desvio de precipitação, a maioria dos municípios tiveram chuvas acima da média histórica, principalmente nas regiões Sul, Sudoeste e Oeste paranaense (Figura 2). Em Guaíra, por exemplo, a média histórica de abril é 103,1 mm e choveu 264,2 mm, ficando 161,1 mm acima do esperado para o mês.  

Figura 2

Figura 2. Desvios de precipitações (mm) registradas em abril de 2022 em relação à média histórica, em alguns municípios do Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar

 

Em decorrência da boa precipitação registrada no Estado, as temperaturas máximas foram mais amenas, com valores abaixo das médias históricas em todo o Estado. A Figura 3 apresenta a diferença entre a temperatura máxima histórica para o mês de abril e a máxima em abril/2022. Observa-se que a média das temperaturas máximas no Paraná foi 1,2ºC abaixo do esperado. Em Palmas, por exemplo, a média histórica das temperaturas máximas de abril é de 23,7ºC e em abril de 2022 registrou 21,5ºC, mantendo-se 2,2°C abaixo do esperado para o mês.

Figura 3

Figura 3. Desvios das temperaturas máximas (oC) registradas em abril de 2022 em relação à média histórica, em alguns municípios do Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar

 

No dia 23 de abril o Paraná foi assolado por uma tempestade com ventos fortes e queda de granizo (Figura 4). Em muitas localidades os ventos atingiram índices 7, 8 e 9 na Escala de Beaufort, classificados como ventos fortíssimos, ventanias e vendavais, com velocidades de 51 a 100 km/h. Em Toledo, a estação meteorológica registrou ventos de 155 km/h, os quais provocaram danos em lavouras e edificações, com queda de árvores, postes e torres. As regiões mais atingidas foram o Oeste, Noroeste e Norte do Paraná. 

figura 4

Figura 4. Velocidade da rajada do vento (Km/h) em 23/04/2022 no Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar.

 

Agricultura

Quanto ao efeito do clima nas culturas agrícolas, de modo geral as temperaturas e precipitações favoreceram a agricultura. Por outro lado, os ventos fortes e granizos causaram danos nas lavouras, principalmente nos municípios de Maripá, Palotina, Assis Chateaubriand, Formosa, Iracema e Jesuítas. Estima-se que nessa região 22.000 ha foram severamente prejudicados pelo granizo e vento, com desfolhas, acamamentos e destruição de plantas, sobretudo as lavouras milho e feijão. Nessas localidades muitos aviários também foram danificados.

Soja e Milho 1ª Safra
A colheita da soja e do milho no Paraná foi praticamente finalizada, de acordo com a Seab/Deral. Ambas as culturas foram muito prejudicadas pela forte estiagem ocorrida de novembro/2021 a fevereiro/2022. A produção de soja, por exemplo, foi de 11,8 milhões de toneladas, aproximadamente, segundo a Seab. Esse montante representa somente 57% do potencial produtivo da soja no Paraná, ou seja, houve uma perda de 9 milhões de toneladas.
 
Milho 2ª Safra
A grande maioria das lavouras (96%) apresentou boas condições de desenvolvimento no campo durante o mês de abril. As precipitações ocorridas em março e abril mantiveram um bom nível de umidade no solo favorecendo a cultura.

Feijão 2ª Safra
As condições climáticas beneficiaram as lavouras de feijão, que se desenvolveram de forma satisfatória. 

Trigo e Aveia
Em abril, foram semeadas 3% das lavouras de trigo no Paraná, as quais apresentaram ótimo desenvolvimento. Iniciou-se também a semeadura das aveias preta e branca.
 
Mandioca
No mês de abril as condições climáticas foram favoráveis à colheita da mandioca.
 
Cana de Açucar
A cana-de-açúcar apresentou bom desenvolvimento no mês de abril. 

Hortaliças
As hortaliças também foram beneficiadas pelas chuvas e temperaturas mais amenas de abril.

Frutíferas
As chuvas favoreceram as frutíferas, tanto no desenvolvimento dos frutos como no vigor vegetativo das plantas.

Café
As chuvas de abril beneficiaram as lavouras cafeeiras, as quais se encontravam, na maioria, na fase final de enchimento dos grãos. A boa umidade do solo também contribuiu para o vigor vegetativo das plantas.

Batata e Cebola
s lavouras de batatas e cebolas se desenvolveram satisfatoriamente devido ao bom suprimento hídrico do solo.

Pastagens
 As chuvas beneficiaram as pastagens, reestabelecendo a rebrota, produção de massa verde e facilitando o manejo do gado.

 

Dados: Setor de Agrometeorologia do IDR-Paraná