Boletim agrometeorológico do IDR-Paraná de março demonstra elevação nas precipitações de chuva 05/04/2022 - 12:56

O mês de março interrompeu o período seco que o Paraná vinha enfrentando desde novembro de 2021. As chuvas foram abundantes em todo o Estado (Figura 1). 

 

imagem01.jpg


Figura 1. Precipitação total em março de 2022 no Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar.  


Todas as regiões paranaenses registraram precipitações acima da média histórica, no entanto as magnitudes foram diferentes. Em alguns casos, dentro de uma mesma região houve grande variabilidade de precipitação. 
 

imagem02


Figura 2. Desvios de precipitações (mm) registradas em março de 2022 em relação à média histórica, em alguns municípios do Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar. 

A Figura 3 apresenta a diferença entre a temperatura máxima de março/2022 e média histórica. Observa-se que houve locais mais quentes que o esperado e outros mais frios, mas na média, a temperatura máxima no Paraná foi 0,24ºC abaixo da normal climatológica. Em Apucarana, por exemplo, a média histórica das temperaturas máximas de março é 30,8ºC e em março/2022 registrou 28,4ºC, permanecendo 2,4ºC abaixo do esperado para o mês. Por outro lado, em Cândido de Abreu, a temperatura máxima de março/2022 foi de 32,2ºC, registrando 2,2ºC acima da média histórica.

 

imagem03


Figura 3. Desvios das temperaturas máximas (ºC) registradas em março de 2022 em relação à média histórica, em alguns municípios do Paraná. Fonte: IDR-Paraná e Simepar.


AGRICULTURA

No mês de março o clima foi muito favorável à agricultura e pecuária. As lavouras e pastagens foram beneficiadas pelo bom quantitativo de chuvas, aliviando o impacto da estiagem.

SOJA

As chuvas de março favoreceram as lavouras de soja que estavam na fase final de frutificação. Apesar de que, a grande maioria já estava na fase de colheita. A seca agrícola severa ocorrida de novembro/2021 a fevereiro/2022 prejudicou muito a cultura. De acordo com Seab/Deral houve uma redução de 45% na produtividade, que equivale a 9,5 milhões de toneladas.

MILHO PRIMEIRA SAFRA

Até março foram colhidos 85% do milho cultivado no Paraná. O extenso período de seca reduziu 32% da produtividade, de acordo com a SEAB/DERAL. As chuvas de março beneficiaram as lavouras de milho que ainda estavam na fase de enchimento dos grãos.

MILHO SEGUNDA SAFRA

Grande parte das lavouras foi semeada em março. A boa umidade do solo favoreceu a germinação e o desenvolvimento inicial da cultura.

FEIJÃO SEGUNDA SAFRA

As chuvas de março beneficiaram as lavouras de feijão, que se desenvolveram de forma satisfatória. 

MANDIOCA

No mês de março a colheita da mandioca ocorreu normalmente devido às boas condições climáticas para a cultura. 
 
CANA-DE-AÇÚCAR

A cana-de-açúcar apresentou bom desenvolvimento vegetativo no mês de março, recuperando-se da forte estiagem. 

HORTALIÇAS

As hortaliças também foram beneficiadas pelas chuvas abundantes de março.

FRUTÍFERAS

As chuvas favoreceram as frutíferas, melhorando o desenvolvimento e vigor vegetativo.

CAFÉ

As chuvas de março beneficiaram a cultura cafeeira que se encontra na fase de enchimento dos grãos, fase que tem grande demanda hídrica. A boa umidade do solo também contribuiu para o vigor vegetativo das plantas.

BATATA E CEBOLA

As lavouras de batatas e cebolas se desenvolveram satisfatoriamente devido ao bom suprimento hídrico do solo.

PASTAGENS

O grande quantitativo de chuvas beneficiaram as pastagens, reestabelecendo a rebrota, produção de massa verde e facilitando o manejo do gado.

MANANCIAIS HÍDRICOS

A chuvas de março aumentaram os níveis dos rios, lagos, riachos, nascentes e aquíferos, favorecendo a irrigação na agricultura e abastecimento das cidades.

Dados: Setor de Agrometeorologia do IDR-Paraná