Café Qualidade Paraná está com inscrições abertas 22/06/2022 - 14:14

Os interessados em disputar o concurso Café Qualidade Paraná 2022 devem procurar uma unidade municipal do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) até dia 30 de setembro. Podem participar proprietários, meeiros, arrendatários e parceiros.

Além de premiar os vencedores, a edição deste ano celebra também o 20º aniversário do concurso. “Já tradicional no calendário de eventos técnicos da agricultura paranaense, o Café Qualidade Paraná busca a valorização do produtor e a promoção do café especial paranaense, que é excepcional”, explica Paulo Sérgio Franzini, secretário-executivo da Câmara Setorial do Café, entidade que promove a disputa.

Regulamento - O concurso é disputado nas categorias café natural, cereja descascado e fermentação induzida.

Nos cafés de processamento natural, ou via seca, os grãos seguem inteiros para a secagem, enquanto têm a polpa retirada no método cereja descascado, ou via úmida.

Até pouco tempo atrás, grãos fermentados eram tidos como defeituosos, dado o péssimo aspecto visual que tinham e ao gosto de vinagre ou de remédio impregnado à bebida. Descobriu-se, no entanto, que, bem conduzida e controlada, a fermentação pode aperfeiçoar e até acrescentar atributos ao café.

A prática vem crescendo nos últimos anos, impulsionada principalmente por produtores e consumidores jovens interessados em obter novas experiências relacionadas a aromas, sabores e nuanças da bebida, e esse tipo de processamento dos grãos foi acrescentado ao concurso Café Qualidade Paraná.

É possível disputar até duas categorias simultaneamente, mas o produtor deve atentar para o tamanho do lote, que é de até cinco sacas (60 quilos) beneficiadas para café natural e cereja descascado, e de 15 a 60 quilos na classe fermentação induzida. Os grãos devem ter peneira 16 ou superior, menos de 11,5% de umidade e apresentar no máximo 12 defeitos.

Os lotes inscritos passam por duas avaliações — a primeira é física, com base na Classificação Oficial Brasileira (COB), detecta a quantidade de grãos defeituosos nos lotes — como, por exemplo, grãos quebrados ou avariados. Na segunda avaliação — prova de xícara de acordo com a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA) — são analisados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida.

Os vencedores serão divulgados na solenidade de encerramento do certame, prevista para o dia 24 de novembro, em Apucarana, cidade da cafeicultora Solange Aparecida de Araújo, campeã da categoria natural em 2021.

A íntegra do regulamento pode ser obtida no endereço www.cafequalidadeparana.com.br.

Prêmio - Em cada categoria, os finalistas classificados até o terceiro lugar têm garantida a compra de seu lote pela cotação da B3 – bolsa de valores oficial do Brasil - no dia anterior à data do evento de encerramento, acrescido de um ágio mínimo de 50%.

Ao fazer a inscrição, o cafeicultor pode também optar por uma avaliação do quesito sustentabilidade da produção de seu lote. Os profissionais do IDR-Paraná fazem uma auditoria da propriedade e as três mais bem posicionadas são premiadas com um certificado de boas práticas.

Patrocínio - O concurso Café Qualidade Paraná é patrocinado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Bratac, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Crea-PR, Federação de Agricultura do Paraná (Faep), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PR, Prefeitura de Apucarana, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e Sistema Ocepar. Tem ainda o apoio da Sociedade Rural do Paraná (SRP) e da fabricante de equipamentos para torra e moagem Probat Leogap.

Realização - O certame é uma realização da Câmara Setorial do Café, juntamente com o IDR-Paraná, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) e a Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.

20° Concurso Café Qualidade Paraná
Inscrições: até 30 de setembro, nos escritórios municipais do IDR-Paraná