Casa da Agroecologia do IDR-Paraná é referência para técnicos de Santa Catarina 24/08/2023 - 12:49

Com o objetivo de conhecer a Estação de Agroecologia do IDR-Paraná, assim como os agentes de comercialização de orgânicos na região metropolitana de Curitiba, um grupo de extensionistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI realizou, nesta semana, uma visita técnica na Casa da Agroecologia, em Pinhais.

Os servidores são das cidades de Campos Novos e Concórdia.

O professor e engenheiro agrônomo do IDR-Paraná, Moacir Darolt, falou sobre os circuitos curtos de comercialização e sobre as Cestas Solidárias. “Durante a visita dividimos as abordagens teóricas e experiências práticas de comercialização com ideias inovadoras para implementar a comercialização de alimentos agroecológicos em circuitos curtos”, destacou Moacir.

Troca de experiências - Muitas das soluções mais inovadoras surgem da combinação de práticas tradicionais com novas descobertas. Através da troca de experiências, os extensionistas podem integrar diferentes práticas e adaptá-las às suas condições locais, promovendo sistemas agrícolas mais resilientes e produtivos.

Segundo Tulio César Dassi, agrônomo do Epagri, essa troca é muito importante. “Essa relação com os colegas aqui do IDR-Paraná de troca de experiências e compartilhamento de resultados é muito significativa. Muitas vezes sabendo o caminho que foi percorrido, conseguimos pegar atalhos e isso facilita o trabalho do técnico e, principalmente, do agricultor envolvendo mais produtores”, afirmou o agrônomo.

Já Daniele Simonetti Rossi, extensionista do Epagri, destacou a importância de atualizar as informações. “Eu acho muito proveitosa essa interação. Na Epagri temos uma capilaridade muito grande, mas nos limitamos ao estado. Aqui tivemos vários insights que podemos levar para lá. Aqui na Casa da Agroecologia percebemos que a pesquisa e a extensão estão muito integradas.”, disse.

A visita foi acompanhada pelo engenheiro agrônomo da área de sócio economia do IDR-Paraná, Ivo Melão, pela engenheira agrônoma do IDR-Paraná, Ana Simone Richter, responsável pela produção vegetal, por Evandro Richter, engenheiro agrônoma do IDR-Paraná, responsável pela produção animal e por João Ari Hill, coordenador do Polo de Pesquisa do IDR-Paraná.

O grupo também realizou visitas técnicas na Ceasa, na Cooperativa de Agricultores Orgânicos e de Produção Agroecológica (COAOPA) e na Feira de Orgânicos de Curitiba, além de diversas estações e vitrines da Casa da Agroecologia. Entre elas estão a bovinocultura de leite, coleção de melíponas, homeopatia e cromatografia, fruticultura, avicultura, bambu, leiteria, entre outras.

A Casa da Agroecologia -  Localizada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba a Casa da Agroecologia fica na Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná. Nasceu com a objetivo de reunir as atividades desenvolvidas na Estação de Pesquisa para disseminar informações aos agricultores, técnicos e estudantes. “A ideia é transformar a estação numa verdadeira casa da agroecologia para atender diferentes públicos interessados no tema”, disse Moacir Darolt, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná e coordenador do projeto. Atualmente a estação atende diretamente entre 1.300 a 1.800 pessoas por ano.

O espaço conta com 147 hectares dedicados à pesquisa, experimentação e extensão em agroecologia. Ali são testadas novas práticas e tecnologias em busca de uma agropecuária mais sustentável. Concentram trabalhos com produção de leite orgânico, sistema silvipastoril, compostagem, fruticultura, plantas medicinais, bambu, entre outros. É a primeira Estação de Pesquisa Certificada Orgânica do País.