Ciência que transforma o campo 08/07/2025 - 08:33
No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, uma homenagem a quem dedica sua vida ao esforço de ampliar o horizonte do conhecimento em busca de soluções para o meio rural.
Na imagem, momento crucial no melhoramento genético do feijoeiro, uma das muitas culturas que receberam — e continuam recebendo — a atenção dos pesquisadores do IDR-Paraná. Já são 230 cultivares desenvolvidas, além de tecnologias pioneiras como o plantio direto, a viabilização da citricultura em território paranaense, a raça Purunã, dentre tantas outras contribuições.
São mais de 50 pesquisadores na instituição, aos quais se somam cerca de 130 alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia, que o IDR-Paraná mantém em parceria com a UEL (Universidade Estadual de Londrina), e outros 75 bolsistas de iniciação científica. Eles representam a força da ciência pública em favor da sustentabilidade, da inovação e da qualidade de vida no campo.
Todo respeito e gratidão àqueles que, com rigor técnico e sensibilidade social, ajudam a fazer do Paraná uma referência nacional em agricultura.
IDR-Paraná: pesquisa, inovação e compromisso com o desenvolvimento rural sustentável.