Com 25.000 m2, IDR-Paraná aguarda produtores na maior área dentro do Show Rural 2024 05/02/2024 - 11:40

Mais uma vez o IDR-Paraná terá a maior área dentro do Show Rural Coopavel e ficará ainda mais próximo de todos os produtores rurais que visitarem o evento, mantendo a tradição de demonstrar toda a diversidade de trabalhos realizados pela pesquisa e extensão. Cerca de 100 técnicos e pesquisadores que estão no dia a dia do produtor rural estarão celebrando 30 edições ininterruptas de participação no evento.

“Sempre estamos perto do agricultor e da sua propriedade. Agora, ele terá a oportunidade de verificar diversas possibilidades que podem ser aplicadas e fazer com que se tenha rentabilidade com sustentabilidade. E nosso time de pesquisa tem muitos avanços das cultivares já apresentadas no ano passado, tanto na área da fruticultura quanto de sementes com produção mais sustentável”, conta José Lindomir Pezenti, gerente regional do IDR-Paraná.

“Além da pesquisa, teremos outros 13 setores com tecnologias modernas e simples, possíveis de serem adotadas pelos agricultores na produção agropecuária. A essência das tecnologias apresentadas estará direcionada na preservação dos recursos naturais, do meio ambiente, da água, na rentabilidade, na qualidade dos alimentos e produtos, sempre buscando a sustentabilidade do processo produtivo”, aponta o coordenador geral da área do IDR-Paraná no Show Rural Coopavel, Onóbio Vicente Werner.

Confira o que está disponível na área do IDR-Paraná no Show Rural:

Produção Sustentável - A produção de grãos de forma sustentável aparece como um destaque nesta edição, desde a implantação até colheita, com ênfase nos tratos culturais; a utilização de cultivos rotacionados e plantas de cobertura; a utilização dos dejetos animais na complementação da fertilização do sistema e a recuperação da permeabilidade dos solos.

Olericultura - Foco na produção com qualidade e com o reduzido uso de agroquímicos, serão apresentados diferentes tipos de cultivos, enfatizando o sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH). Receberão uma atenção especial as espécies de olerícolas com alto valor nutritivo e valor agregado em ambiente protegido.

Fruticultura - Parte da área foi remodelada com o plantio de novas espécies adaptadas na região. As cultivares de uva, figo, goiaba, caqui, banana, acerola, citros, maçã, ameixa, abacaxi, maracujá e pitaia estarão em novas estruturas.

Agroindústria Familiar - O Barracão da Agroindústria terá o lançamento de uma linha de perfumes, a entrega de selos de certificação da agricultura familiar a quatro produtores, além de produtos que serão expostos e comercializados por 30 expositores entre cooperativas e associações.

Pecuária - A área da pecuária terá muitas novidades sobre novos cultivares de forrageiras, uma área destinada a integração lavoura-pecuária, silagem, bem-estar animal, regulagem de maquinário, defesa sanitária em parceria com a Adapar e mostra de animais da raça Purunã.

Caminho das Águas - Em parceria com a Sanepar, serão demonstradas formas de tratamento de efluentes domésticos, construção de filtros naturais para a proteção de fontes/nascentes. A Sanepar terá um novo espaço que servirá como centro de treinamento ao longo de todo o ano.

Promoção Social e Cidadania - A área está reunindo artesãos de mais de 30 cidades e 26 organizações, sendo quatro delas de tribos indígenas da área de abrangência da Adamop e Coopavel. Os artesãos integram programas sociais das prefeituras ou associações das cidades atendidas.

Piscicultura - Neste espaço os visitantes conhecerão técnicas modernas de criação e manejo de peixes de cativeiro, uma boa forma de agregar diversidade e renda na propriedade.

Paisagismo - Os tradicionais jardins do Show Rural, que tanto atraem os visitantes, estão mais uma vez preparados por Vânia Lima Baratto, servidora do IDR-Paraná. As plantas passaram por um cuidadoso processo para que possam desabrochar durante o evento.

Turismo Rural - Durante o Show Rural será lançada a Rota do Turismo Técnico e Científico, uma nova vertente que busca expandir o conhecimento dos produtores paranaenses para interessados de todo o mundo. Também são divulgadas as rotas do Queijo, da Uva, do Café e da Lavanda, além de modelos de hospedagem rural e o incentivo às Caminhadas na Natureza.

Energias Renováveis - O espaço do RenovaPR foi montado para demonstrar aos produtores as vantagens de investir em usinas de biogás e biometano. Um vídeo 360° é mostrado dentro da propriedade e incentiva a adoção desta forma de geração de energia.

Pesquisa - Estarão disponíveis pesquisadores que atuam na pesquisa do soja, milho, mandioca, feijão, café, fruticultura, manejos de pragas e culturas, pecuária e solo para a troca de informações com o produtor. Neste espaço também será possível receber informações sobre Manejo Integrado de Pragas, Adubação com Dejetos, Enfezamento do Milho, Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos e conhecer mais detalhes sobre a pesquisa de cultivares.

Vitrine Agroecológica - Demonstração aos visitantes de diversos sistemas de produção de alimentos orgânicos, com valores agregados, com tecnologias de baixo custo e adaptados para os diferentes modelos de produção sustentáveis.