Com apoio do Estado, Associação de Mulheres Rurais de Chopinzinho amplia sua sede 19/04/2023 - 14:38

Foi reinaugurada na noite de segunda-feira (17) a sede da Associação de Mulheres Rurais de Chopinzinho (AMR), no Sudoeste do Paraná. Reformado, o espaço ganhou mais 102 m² e uma cozinha equipada. A entidade contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, para melhoria da estrutura.

Os recursos do programa Coopera Paraná destinados à AMR, para ampliação da sede e compra de materiais, somam aproximadamente R$ 635 mil. Além disso, R$ 135,2 mil foram garantidos por meio do programa Mais Renda, executado pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), viabilizando equipamentos para uma cozinha industrial. São 187 associadas beneficiadas com a obra de ampliação da sede.

Na cerimônia, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que o Paraná é um estado de grandes cooperativas, que começaram com poucos recursos, mas muito entusiasmo. As pequenas também podem crescer. “A capacidade de somar esforços é importante para termos bons resultados. É por isso que criamos o Coopera Paraná. Temos mais de 170 pequenas cooperativas, com faturamento ainda baixo, mas com muitas oportunidades”.

Assistência Técnica - O trabalho de assistência técnica e extensão rural foi fundamental para que a AMR, criada em 1987, pudesse se desenvolver. O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, enalteceu a organização de mulheres da agricultura em todo o estado, a exemplo dos grupos de Mulheres do Café, na produção de uvas, entre outros. “Nós existimos para levar a políticas públicas ao campo. Quero agradecer aos nossos colegas pela dedicação e por executar bem a nossa missão. Aqui o Coopera faz a diferença, as mulheres fazem a diferença, aqui estamos construindo um mundo melhor”.

Cooperação - Segundo a presidente da AMR, Evanir Acorsi, das 187 associadas, 51 fazem parte da agricultura familiar. Os recursos do governo estadual estão colaborando para aprimorar o trabalho e profissionalizar a produção de geleias, compotas, panificação,  e o armazenamento dos produtos que atendem aos programas federais de compras públicas para alimentação escolar. “O que era sonho, hoje é uma realidade. Agradecemos ao programa Coopera Paraná, pois agora temos uma estrutura nova, com amplo espaço, exclusivo para recebimento da merenda escolar, onde é feita a divisão dos produtos. Assim, as famílias têm uma boa complementação no seu orçamento”.

A chefe do núcleo regional da Seab em Pato Branco, Leunira Tesser, parabenizou o trabalho das associadas, dos técnicos do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) e da prefeitura para viabilizar o desenvolvimento da agricultura familiar. “Isso demonstra que, com a soma de esforços, as coisas acontecem”. “Os profissionais da agricultura realmente fazem acontecer", completou o prefeito de Chopinzinho, Edson Luiz Cenci, o Neco.

História - A AMR, oficializada em 1987, foi idealizada depois que a fundadora, Maria Tereza Simon Remor, e mais três mulheres de sua localidade participaram do Primeiro Encontro Estadual das Mulheres Rurais em Curitiba, levadas à Capital por uma extensionista do IDR-Paraná.

Agroindústria - No mesmo evento, a agroindústria Irmão Queijeiro recebeu a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR). Com isso, está habilitada a comercializar a produção em todo o Estado. O Susaf-PR, regulamentado em 2020 e implantado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), é um programa destinado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte. A exigência é que esteja cadastrado no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). As prefeituras, por sua vez, precisam ter um Serviço de Inspeção bem estruturado.

O presidente da Adapar, Otamir Martins, destacou a qualidade dos queijos produzidos no Paraná, alguns premiados internacionalmente. “A assinatura do decreto que criou o Susaf-PR foi o início de um grande trabalho”, disse. O estado já tem 25 municípios com a certificação, que podem indicar agroindústrias capacitadas a ampliar a comercialização.

Fonte: Seab