Com projeção de crescer mais de 50% em 2023, turismo rural terá case premiado com troféu Orgulho da Terra 30/10/2023 - 14:41

A atividade vem ganhando força após a pandemia e contribui para o desenvolvimento das comunidades locais

Depois do impacto da pandemia, o turismo rural vem recuperando sua força e tende a crescer mais de 50% neste ano, segundo projeção da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural). Dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-Emater (IDR-Paraná) aponta mais de 500 famílias atuando no estado, neste segmento. O turismo rural pode movimentar até 52 atividades econômicas, e por isso é um grande impulsionador do desenvolvimento local e da inclusão social, além de promover o patrimônio cultural da comunidade. 

A principal característica das propriedades de Turismo Rural no Paraná são os patrimônios cultural e natural. Fazem parte dos roteiros o conforto das acomodações em hotéis fazenda, opções de trilhas de mountain bike, caminhadas ecológicas, ambientes para colônia de férias, cavalgadas e uma culinária rica em sabores. As receitas são elaboradas com produtos locais e trazem os aromas e paladares típicos de cada lugar. Os destaques têm sido os roteiros turísticos como a rota do queijo paranaense, das lavandas e dos cafés.

Jilo Yamazaki é produtor de pitayas orgânicas no distrito Warta, em Londrina, e um entusiasta da atividade. “Aqui o turista tem uma experiência sensitiva junto ao canto dos pássaros, o perfume das flores”, celebra Yamazaki, que foi homenageado na categoria Turismo Rural no Prêmio Orgulho da Terra em 2022. “Desde a premiação passamos a receber muitos comentários parabenizando nosso trabalho, o que aumenta a responsabilidade e o compromisso de fazer cada vez melhor”, conta Jilo.

A terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra acontece em 30 de novembro e vai homenagear, além do turismo rural, as seguintes categorias: agroecologia, aves, café, erva-mate, feijão, bovinocultura de leite, suínos, piscicultura, agricultura orgânica, agroindústria, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão e tecnologia.

As indicações para o Prêmio são feitas por um grupo de técnicos do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, que avaliam os empreendimentos sob a perspectiva social, ambiental e econômica. O tema deste ano é “Desenvolver sem esgotar”. O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo Ric, que dá visibilidade às propriedades premiadas com uma série de reportagens feitas pelo programa RIC Rural, transmitido todos os domingos na RICtv Record TV para todo o estado.