Combustível sustentável – Usina de produção de biometano é inaugurada nesta sexta-feira em Carambeí 07/03/2024 - 10:12

Com o apoio do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), através do programa RenovaPR e Banco do Agricultor Paranaense mais um sistema de geração de combustível através do biogás/biometano entrará em operação. A inauguração será nesta sexta-feira, 08, em Carambeí, região dos Campos Gerais e conta com a participação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara.

Com investimento superior a R$ 1 milhão será implantado sistema de filtragem do biogás e produção de biometano para abastecimento da frota de caminhões de uma empresa de transportes local com atuação nacional. O produtor Eduardo Dykstra já produzia biogás para geração de energia elétrica com os dejetos de 6500 suínos em sistema de terminação. O projeto adequou a produção de biogás e promoveu a filtragem para biometano, dando mais uma opção econômica ao produtor rural com a venda do biometano.

O projeto prevê a produção de até 60 metros cúbicos de biometano por hora, suficiente para abastecer, inicialmente, quatro caminhões que atuam na rota São Paulo - Rio Grande do Sul.

De acordo com o coordenador do RenovaPR, Herlon Goelzer de Almeida, o abastecimento em Carambeí no Paraná é o início de um processo que deve avançar. “Para garantir o abastecimento com biometano da frota, a empresa transportadora deve investir em pontos de abastecimento de biometano também em Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, afirma.

Sustentabilidade - O biometano é o resultado da filtragem do biogás com a obtenção de metano em alta concentração - mais de 93% - que pela legislação brasileira na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) adquire a equivalência ao GNV (Gás Natural Veicular) que é fóssil. Porém o biometano, por ser de origem de decomposição de materiais orgânicos, é considerado uma energia renovável. A sustentabilidade dos processos logísticos é um caminho que os operadores logísticos buscam no país e no mundo para poderem ter conformidade com as políticas de reduções de emissões e suas estratégias ESG.

Economia – Em Toledo os proprietários Emílio e Maria Angst investiram em produção de biometano em setembro de 2023 para o abastecimento de um caminhão da cooperativa agropecuária local. Com uma propriedade de apenas três hectares já dão conta de abastecer quatro caminhões da cooperativa que já prepara investimentos de mais de R$ 30 milhões em reconversão de frota, geração própria de biometano e incentiva a produção de outros associados para obter mais 80 caminhões novos com o uso desse combustível.

Serviço – Inauguração de usina para geração de biometano

Local – Fazenda Pereira - 5Q67+FM, Carambeí – PR

Data – 08/03 – Sexta-feira

Horário – 15h

Contatos:

Produtor - Eduardo Dykstra - 42 8812-4040

Empresa responsável pelo projeto - Marco Henrique Galhardo Cardoso (Energee Energia Renovável) - (11) 94516-9047

Transportadora - André Vieira (Coopercarga) - 49 9968-0967