Coopera Paraná destina R$ 485 mil a associações do Oeste 10/10/2022 - 10:44

Duas associações da região Oeste do estado foram beneficiadas pelo programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná). Serão investidos cerca de R$ 485 mil na compra de máquinas e equipamentos, bem como no apoio à agroindustrialização das propriedades. Ao todo serão beneficiadas 62 famílias de produtores rurais.

Para a diretoria da Associação Municipal da Agricultura Familiar e Orgânica 1° de Março (AAFO), de São José das Palmeiras, os recursos do Coopera Paraná vão garantir a compra de micro tratores, adequação da estrutura de recebimento e processamento de produtos, além de apoio à agroindustrialização de propriedades onde se fabrica o melado. São R$ 248.318,19, que vão ter impacto direto na melhoria das atividades produtivas de 43 famílias associadas.

De acordo com Ademir Zambam, secretário da AAFO, o recurso do programa vem em boa hora, para auxiliar na modernização da estrutura da Associação e no apoio produtivo aos agricultores. “Com certeza a partir deste programa teremos produtos em maior variedade, quantidade e qualidade para comercializar. Impactando na melhoria da alimentação nas escolas e na renda das famílias envolvidas”, destacou.

Em Santa Helena, os recursos serão aplicados na compra de equipamentos e implementos agrícolas (micro trator, encanteirador, triturador de galhos, entre outros) que devem melhorar o trabalho feito nas propriedades de 19 famílias associadas. A Associação Municipal dos Pequenos Agricultores de Santa Helena (AMPAS) vai receber um valor de R$ 236 mil.

Em ambas as associações os itens adquiridos vão auxiliar no processo de mecanização da produção, bem como na organização da associação para vendas nos programas institucionais, como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), e outros possíveis mercados. Os projetos foram patrocinados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, por meio do Coopera Paraná. As associações tiveram o apoio de técnicos da Biolabore e do IDR-Paraná na elaboração das propostas apresentados ao programa. Os projetos foram selecionados por meio de um edital estadual que levou em consideração critérios técnicos, organizativos e a qualidade dos projetos.

O Coopera Paraná (Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná), do Governo Estado, tem o objetivo de fortalecer as organizações cooperativas. As ações do programa visam melhorar a competitividade e a renda dos agricultores familiares associados. Os recursos são destinados ao subsídio de políticas de apoio financeiro para investimentos socioprodutivos que garantam condições de sustentabilidade para as organizações de produtores familiares.

Reportagem: Roberto Monteiro