Cooperativas da agricultura familiar poderão receber serviços de ATER 24/08/2021 - 19:32

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater) está desenvolvendo um projeto piloto para a contratação de empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que estejam credenciadas junto ao CEDRAF (Conselho de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Paraná) para atuarem junto aos produtores. A iniciativa tem o apoio financeiro do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná - Coopera Paraná. O Instituto está pesquisando o interesse das cooperativas para o recebimento desses serviços. 

As cooperativas devem formalizar seu interesse, participando do Edital 03/2021  de adesão e classificação para acesso das cooperativas da agricultura familiar a ações de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar - Coopera Paraná. Vale ressaltar que a adesão começou a ser feita no dia 23 e vai até às 17h00min do dia 07 de setembro.

Após a adesão e classificação nesse edital, o IDR-Paraná vai estruturar o edital público de contratação de empresas de ATER, as quais realizarão os serviços por um período de três anos, com gerenciamento e supervisão da equipe do Instituto, utilizando o mesmo protocolo de atuação do IDR-Paraná.

Vale observar que a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é definida como o serviço de educação não formal, de caráter continuado, que promove processos rurais de gestão, organização, produção, beneficiamento, agroindustrialização e comercialização de produtos e serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroflorestais, agroextrativistas, florestais, pesqueiras, artesanais, sociais e ambientais, para o desenvolvimento 
rural sustentável.

As cooperativas que acessarem o edital deverão preencher a ficha de inscrição, bem como o cadastro socioeconômico, o qual consta como um requisito de avaliação. Não há qualquer custo para a cooperativa. As dúvidas poderão ser apresentadas mediante envio de mensagem ao endereço eletrônico idrcooperativismo@idr.pr.gov.br e as respostas serão publicadas na página do IDR Paraná (http://www.idrparana.pr.gov.br), além do envio ao endereço eletrônico do solicitante.

A partir do edital será definida uma lista das cooperativas da agricultura familiar que possuem interesse em receber serviços de ATER, e que deve também subsidiar a elaboração dos editais futuros do Coopera Paraná em relação à prospecção dos recursos necessários, configurações e delimitações dos lotes de abrangência.

Reportagem: Roberto Monteiro